O TEU CLUBE, NO TEU SITE

counters

segunda-feira, 31 de março de 2014

SENIORES: Tudo a postos (Meia-Final da Taça)

É já nesta 3ª feira, o jogo "grande" das meias finais da taça, mesmo sendo o jogo que coloca frente a frente as duas equipas dos escalões inferiores da AF Porto, ainda assim, é um jogo por todos aguardado com grande expectativa. A equipa dos Seniores dos Cem Paus recebe a equipa do Santa Isabel, na luta pelo acesso à final da Taça Distrital de Seniores da AF do Porto. É esperado um grande jogo, não só pela qualidade das equipas, mas também pela "rivalidade" entre as equipas fruto da proximidade geográfica. Apesar da Taça não ser, certamente, o objectivo de maior primor para as duas equipas, definitivamente que ambas quererão estar na final da prova e tudo farão por isso. Ambas as equipas lutam pela promoção nos seus campeonatos e estão bem encaminhados neste sentido. Recordamos que o Santa Isabel milita na 2ª divisão e o GD Cem Paus na 1ª Divisão - Série 1. As duas equipas de Gaia tem por isso planteis de grande qualidade e jogadores capazes de proporcionar um grande espectáculo. Convidamos desde já todos os adeptos do GD Cem Paus e do futsal em geral a deslocaram-se ao Pavilhão Prof. Miranda de Carvalho, em Vila D'Este, para assistiram a este "derby".
A equipa de Canelas e os Cem Paus já se defrontaram na presente época. Na fase de grupo desta mesma prova, a sorte ditou que as duas equipas se defrontassem: Foi a  26 de Novembro de 2013 e o jogo terminou com uma vitória expressiva para a equipa do Santa Isabel - 4-1 foi o resultado final que fez com que a equipa do Santa Isabel terminasse no 1º lugar do grupo com mais 3 pontos que a equipa dos Cem Paus. Mas o registo de confrontos entre estas duas equipas não fica por aqui: na época de 2011/2012, ambas as equipas militavam na segunda divisão e, obviamente, acabaram por se defrontar: na primeira volta, a 5 de Janeiro de 2012, a equipa dos Cem Paus venceu por 2-1 em sua casa. A segunda volta jogou-se a 17 de Março de 2012 e, desta vez em casa do Santa Isabel, o resultado foi mais expressivo, porém os pontos acabaram por ter o mesmo destino - a equipa dos Cem Paus venceu por 5-1 a equipa de Canelas. 
Valem o que valem, mas é sempre importante olhar para elas... Assim sendo, fazemos um "retrato estatístico" de ambas as equipas:

GD Cem Paus: 
Até à presente data, a equipa dos Cem Paus realizou 24 jogos na 1ª Divisão de Seniores, conquistando assim 12 vitórias, 4 empates e 8 derrotas, resultados que se traduzem no 5º lugar na tabela classificativa. No que aos golos diz respeito, a equipa da casa já leva apontados 57 tentos, o que perfaz uma média de 2.4 golos marcados por jogo, sendo o 5º melhor ataque do seu campeonato. Nos golos sofridos, a equipa já viu a sua baliza ser "violada" por 45 vezes esta época, o que se traduz numa média de 1.9 golos sofridos por jogo, ocupando o 5º lugar na lista das melhores defesas. Em casa, em 12 jogos, a equipa dos Cem Paus regista 6 vitórias, 3 empates e outras tantas derrotas. No seu terreno, os Cem Paus já marcaram 29 golos - tendo uma média de 2.4 por jogo - e sofreram 24 golos - média de 2 golos por jogo.

ADC Santa Isabel:
A equipa de Canelas ocupa o 3º lugar na 2ª divisão da AF Porto e nos 25 jogos que disputou, conquistou 19 vitórias, 2 empates e apenas 4 derrotas. Leva 78 golos marcados - média de 3.1 por jogo - e 33 sofridos - média de 1.3 - sendo a 2º melhor defesa e 4º melhor ataque no último escalão da AF Porto. Fora de casa, a equipa do Santa, em 13 jogos, já arrecadou 9 vitórias, 3 derrota e 1 empate.  Fora do seu reduto já marcou 37 golos - 2.8 de média por jogo - e já viu a suas redes a "mexer" por 17 vezes - 1.3 vezes por jogo.

Ambas as equipas apresentam-se ao jogo após uma derrota para os seus campeonatos. A equipa do Santa perdeu frente ao Junqueira, 2º classificado, por 3-0 e os Cem Paus foi goleado fora de casa por 6-1 pelo líder do campeonato. A equipa do Santa nos últimos 3 jogos fora somou apenas 1 vitória, já a equipa dos Cem Paus nos últimos 3 jogos em casa, apenas somou vitórias.

O jogo arranca as 21 horas e 30 minutos no Miranda de Carvalho e tem arbitragem de Sérgio Magalhães e Hugo Ferreira.

domingo, 30 de março de 2014

Pós-Jogo

JUVENIS: AA Leça 2 - 1 GD Cem Paus 
Ao analisarmos os resultados últimos da equipa, é notória a melhoria no que à produção de jogo diz respeito. É certo que perder por um ou perder por seis é o mesmos, mas perder por um frente ao líder do campeonato, que é apenas o melhor ataque da prova e que está mais que habituado a distribuir goleadas, não é algo que devemos deixar passar. Ainda que os números não o demonstrem (sendo que nesta segunda volta, a equipa tem 13 golos marcados, menos 5 que na 1ª volta e tem exactamente os mesmos golos sofridos, 31 e menos um ponto que na 1ª volta à mesma jornada), a equipa tem apresentado algumas melhorias que nos permite tirar três conclusões: a primeira é que se esta atitude e produção tivessem surgido desde o início do campeonato, a equipa poderia estar muito melhor classificada; em segundo, se mantiverem estes níveis até ao final do campeonato, ainda poderão subir na tabela classificativa, ainda que não haja grande margem de progressão devido ao "fosso" que existe entre o 12º e  11º; e por último, esta equipa, bem trabalhada, com as bases destes ano e com alguns reforços, para o ano poderá aspirar a "voos maiores". Para já, têm o jogo do próximo fim de semana frente ao último e, ainda que a equipa demonstre alguma dificuldade em vencer os últimos classificados, todos esperamos uma vitória.

SENIORES: Fonte Moura 6 - 1 GD Cem Paus
A derrota não estaria longe do pensamento até dos mais optimistas, mas certamente que a derrota por estes números também não passava pela cabeça dos mais pessimistas. Com a possibilidade de se sagrar campeã, certamente que a equipa do Fonte Moura entrou em campo mais que motivada  e os Cem Paus, fruto da qualidade desta equipa, nada puderam fazer. Agora, não adianta estar a olhar para o resultado. É necessário olhar para a frente e continuar com a cabeça levantada, tanto no campeonato como já no próximo jogo frente ao Santa Isabel a contar para a taça. A equipa caiu agora para o 5º lugar e está a 1 ponto do Alfa Académico, que é 3º, e com igualdade pontual com 4º classificado, o Bom Pastor. Ora, o Bom Pastor ainda será uma equipa a defrontar (será à 28º jornada, fora) e estes ainda visitam o líder do campeonato, o Fonte Moura; já o Alfa tem a vida mais facilitada, sendo que não defrontará nenhuma das 5 primeiras equipa e o confronto entre o Alfa e os Cem Paus já se verificou, e terminou favorável à equipa do Alfa. A não depender apenas de si para chegar ao 3º lugar, a equipa ainda depende apenas de si para chegar ao 4º lugar, porém, para ter acesso à subida, a equipa terá de ser o melhor 4º das duas séries, o que neste momento não acontece, sendo que o 4º classificado da série 2 tem 41 pontos. Para além de tudo isto, a equipa dos Seniores ainda recebem em casa a difícil equipa do União de Custóias que é segundo.

sábado, 29 de março de 2014

SENIORES: Ninguém gosta de ser o "bombo da festa"

A equipa dos Seniores foi até ao difícil terreno do Fonte Moura perder por uns expressivos 6-1. O resultado pode acabar por ser enganador no que à valia das equipas diz respeito. Na primeira volta, ficou claro que estas duas equipas não tem valores tão distintos, porém há jogos e jogos... e de facto este era um jogo que, certamente, nenhuma equipa queria ser antagonista frente ao Fonte Moura. Em caso de vitória, tal como aconteceu, a equipa do Fonte Moura sagrava-se campeã e isso pode de facto ter motivado os jogadores do Fonte Moura para uma exibição "fora do normal" e daí um resultado tão desnivelado. A equipa do Fonte Moura venceu o jogo e sagrou-se campeã com todo o mérito e deixamos aqui as nossas congratulações. A primeira parte foi algo nivelada, porém ao intervalo a equipa do Fonte já vencia por 2-0 e já se haviam registado duas expulsões, uma para cada lado. Na segunda parte, o melhor ataque a deitar completamente por terra a segunda melhor defesa do campeonato e a aumentar o marcador para 6 golos. A equipa dos Seniores ainda conseguiu chegar ao golo de grande penalidade. Força equipa e nada de baixar a cabeça! 3ª Feira têm um jogo importante e apenas devem estar focados na vitória!!!

(Gostaríamos de saber qual o jogador dos Seniores expulso neste jogo. Quem poder disponibilizar  informação, agradecemos.)

JUVENIS: Faltou uma pontinha de sorte

De facto, vale tanto como qualquer outra derrota, ou seja, zero pontos. Mas convenhamos que perder pela margem mínima frente ao líder da prova, que está habituado a "distribuir" goleada, e uma delas foi em casa dos Cem Paus por 7-1 na primeira volta, é algo que, no mínimo, dá um certo prestígio e sobretudo alento para os jogadores. A equipa dos Juvenis foi apenas a 3º equipa a perder pela margem mínima em casa do Leça que é o melhor ataque do campeonato. Muitas vezes se diz que os "pequenos" contra os grande se "transcendem" e talvez tenham sido isso que aconteceu, ou então uma menor aposta no jogo por parte da equipa do Leça, o que não tira mérito à exibição dos nossos Juvenis. Há quem não acredite em "vitórias psicológicas", mas talvez esta derrota tenha sido uma.

sexta-feira, 28 de março de 2014

SENIORES: Tombar o "Gigante"

Difícil, mas não impossível. Nesta jornada, a equipa dos Seniores visitam a equipa que ocupa o lugar mais alto do pódio e que se mantém invencível desde o início da prova. A equipa do Fonte Moura apenas perdeu 4 pontos em 23 jornadas já realizadas. Foram dois empates, um frente ao 13º classificado do campeonato, o Silva Escura, e outro frente à nossa equipa. Na primeira volta, no Miranda de Carvalho, a partida terminou empatada a duas bolas, naquele que foi um dos melhores jogos a que já assistimos na presente temporada. A verdade é que a equipa do Fonte Moura já é mais do que campeã e caso vença  frente aos Cem Paus e a equipa do União de Custóias perca frente ao Amanhã da Criança, poder-se-á mesmo sagrar campeã. Para além de ser a equipa que ocupa o primeiro lugar no número de pontos, a equipa do Fonte Moura é simultaneamente o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. Já a nossa equipa é a segunda melhor defesa do campeonato, com 39 golos, e o 4º melhor ataque da prova com 56 golos marcados em 23 jogos já realizados. Certamente que a nossa equipa fará de tudo para arrancar uma vitória ou conquistar pontos em Aldoar, sendo que, já na recta final do campeonato, se encontra pressionada pelo 4º lugar que se encontra apenas a um ponto de distância. O jogo terá lugar no Pav. Escolar de Aldoar e tem início marcado para as 22 horas do dia de sábado. Caso possa, não deixe de acompanhar a equipa nesta deslocação difícil! Força equipa!!!

Em análise:
Será com toda a certeza um jogo de grande dificuldade e no qual a equipa dos Seniores não são favoritos. Porém, a vitória ou a conquista de pontos seria importante, pois o 4º classificado tem um jogo muito mais acessível e em caso de vitória destes e derrota dos Cem Paus, os nossos Seniores perderam o 3º lugar que dá acesso à subida directa. Esperemos que a tendência da equipa em se dar "bem" com os adversários mais difíceis, se verifique neste jogo em especial.

quinta-feira, 27 de março de 2014

JUVENIS: Sem "líder", visitam o líder

Sem líder, pois continuam nem poder contar com a equipa técnica no banco ( o que não pareceu ter sido um problema no último jogo, aliás a equipa teve uma óptima prestação) e para além disso, já não contaram, como é sabido, com Gustavo. Tal como os Seniores, a equipa dos Juvenis visitam os líderes do campeonato, o Académica de Leça que está imparável no comando da prova.  Duas derrotas apenas, uma frente ao Cave e outra frente ao Santa Isabel, ambas fora de casa, o que indica que no seu terreno, os leceiros se encontram totalmente invencíveis. A equipa que tem o melhor ataque do campeonato, tem quase que o caminho para o título assegurado, mas porém não quererá tropeçar nos poucos jogos que faltam... Mas certamente que será esse o objectivo dos nossos "alfacinhas". Os nossos juvenis, em três semanas, conseguiram tantas vitórias como na 1ª volta do campeonato e encontram-se em estado de "euforia" e com uma enorme vontade de vencer! A vitória ou a conquista de pontos, pode parecer impossível, mas nada o é... quanto muito será difícil, agora impossíveis não há! Força equipa!!! O jogo arranca as 15 horas de sábado no Municipal de Leça da Palmeira, não deixe de acompanhar a equipa!!!

Em análise:
Nos últimos dois jogos em casa estiveram bem e por isso mereceram a vitória. Não é quer desiludir ninguém, mas esses jogos, técnica e tacticamente, ainda revelaram muitas falhas, porém o que fez com que a equipa levasse o 3 ponto para "casa"  foi a garra e a união dentro da equipa! E é assim que têm de continuar... Até ao final do campeonato podem não evoluir muito mais táctica e tecnicamente, mas se jogarem com a mesma garra e vontade de vencer que jogaram nos últimos jogos, certamente que bom vencer mais jogos!

Contagem Decrescente II

Estamos a menos de uma semana do jogo decisivo que dará o acesso à final da Taça Distrital de Seniores. Vão-se ultimando os últimos preparativos e já há informações quanto à hora do jogo e quanto à equipa de arbitragem. Começamos pela hora do jogo, o arranque do jogo está marcado para as 21 horas e 30 minutos no Pavilhão Municipal Prof. Miranda de Carvalho. Uma boa hora para se deslocar até ao Pavilhão e apoiar a equipa dos Seniores. Por isso, logo após apito final nos jogos da Liga dos Campeões, dirija-se para o Pavilhão e venha assistir ao jogo.A sua presença é importantíssima não só pela importância do jogo, mas também para fazer frente aos muitos esperados adeptos do Santa Isabel que devem marcar presença no pavilhão, devido à proximidade geográfica. Passamos agora a outro pormenor, mas de grande importância: a equipa de arbitragem. A AF Porto divulgou hoje, quinta-feira, as equipas de arbitragem nomeadas para as duas meias-finais e, surpresa pela positiva, o jogo dos Seniores será arbitrado por Hugo Ferreira e, como árbitro principal, Sérgio Magalhães. Não conhece? Então não anda atento ao futsal nacional... Sérgio Magalhães é árbitro de primeira categoria nacional e é árbitro internacional, tendo estado presente em jogo de apuramento para o último campeonato europeu de futsal. Nesta época, já arbitrou 15 jogos da 1ª divisão nacional, entre os quais 2 jogos do Benfica e outros 2 do Sporting. Ainda no último fim de semana arbitrou o jogo que opôs o Benfica ao Belenenses.
 Focando nos agora nas equipas, nas suas divisões, ainda que esta realidade se possa alterar fruto da jornada deste fim de semana, ambas as equipas ocupam o 3º lugar e lutam pela subida de divisão. Recordamos que a equipa do Santa Isabel alinha na 2ª divisão e está apenas a 6 pontos do 1º classificado. Nesta jornada, defrontará o 2º classificado e apenas 1 ponto os separa. Ambas as equipas nesta jornada terão jogos de grande dificuldade, uma vez que os Cem Paus visitam o 1º classificado da 1ª divisão: o Fonte Moura.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Entrevista Especial a Gustavo Pereira



Sempre com os nervos à "flor da pele", irreverente no seu "ritual" de entrada dentro de campo, regressou aos Cem Paus 4 anos após a sua formação de 6 anos  no clube. Entrou para os Juvenis, foi capitão, era "titularissimo" na baliza, até que decidiu, para muitos inexplicavelmente, abandonar a equipa dos Cem Paus. Decidimos assim, entrevistar Gustavo Pereira e tentar descobrir um pouco mais sobre o que esteve na origem da sua saída.




[BLOG] Começamos , talvez, pela pergunta que todos nós, adeptos do clube, queremos ver respondida: o quê é que o levou a abandonar a equipa? 
[GUSTAVO] Penso que tive essa necessidade e tive de o fazer por uma série de circunstâncias que acabaram por surgir e que colocaram em causa a minha posição e continuação na equipa. A dignidade e a honra são aspectos que muito prezo e ao ver estes aspectos serem colocados em causa, não me foi possível continuar. Não escondo que saio triste e desiludido com algumas pessoas.

[B] Mas que circunstâncias foram essas?
[GP] Não me parece que seja importante falar disso agora. O que lá vai, lá vai e importante é o futuro. Estar aqui a expor o que se passa ou o que se passou dentro do balneário e no seio da equipa, apenas por já não fazer parte dela, não me parece que seja muito correcto, nem o pretendo fazer. Acho que fiz o que estava correcto, porém isso nem sempre é o melhor...

[B] Confirma que, anteriormente, já tinha demonstrado vontade em sair? Isso ocorreu pelos mesmos motivos que o levaram a sair agora? 
[GP] Sim, é verdade. Quando manifestei pela primeira vez vontade em sair, acabei por voltar atrás, algo que raramente faço, isto porque me foi pedido pela equipa técnica e eu acedi ao pedido. Porém os motivos foram distintos. Desta vez, os motivos foram outros e houve uma situação que foi o "ponto final".

[B] Não quer mesmo abrir mais o "jogo" no que a isso diz respeito?
[GP] Sinceramente, não. Não vale a pena, nem seria ético da minha parte estar aqui a expor a equipa e a mandar, como se diz na gíria, "postas de bacalhau". Tenho pena de sair da equipa, principalmente pelas amizades que fiz e outras que reencontrei, pelo que aprendi, pelos momentos bons e maus dentro de campo... O resto não importa.


[B] Passando agora à análise da época e da situação da equipa neste momento. O que acha que falhou?
[GP] Antes de tudo, eu tenho de dizer que também em relação a isto não me vou poder "estender" muito, sendo que a época ainda não terminou e não posso fazer juízos só porque agora estou de fora. Isso teria um tom de "ressabiado" e eu não pretendo isso.
Agora respondendo à sua pergunta, eu acho que todos falhamos. Os jogadores falharam, os treinadores falharam, eu falhei, os árbitros falharam... todos falhamos. Mas também não adianta andarmos tentar encontrar "bodes expiatórios" para os nossos erros. Cada um falhou e cada um ainda vai a tempo de corrigir os seus erros, pois ainda há muito campeonato pela frente.

[B] Pegando no tema da arbitragem, realmente foram muito prejudicados? Teve duas acções menos próprias com os árbitros, uma delas até lhe valeu uma suspensão, não acha que isso lhe ficou mal? 
[GP] De facto, fomos muito prejudicados em alguns jogos. A equipa não está no lugar onde está por causa da arbitragem, mas ajudou em muito. Não só pontualmente, como psicologicamente. Há árbitros que não sabem, claramente, arbitrar; há outros que, e para mim isso ainda é pior, "gozam" com o trabalho dos atletas.
Em relação à segunda pergunta, claro que considero. Mas deixe-me dizer-lhe que aquele tipo de atitudes não é algo "normal" na minha pessoa. Não é tentar justificar, mas essas duas atitudes ocorreram depois de arbitragem de literal "gozo" para com a nossa equipa. e para com o nosso esforço. E eu isso não podia tolerar. Porém, obviamente que considero desprestigiante, principalmente porque era capitão.

[B] Já que toca nesse ponto, porquê que perdeu a braçadeira? 
[GP] Não "perdi" a braçadeira, simplesmente foi decidido que a braçadeira passaria a ser "rotativa". Os capitães mantiveram-se, a braçadeira é que nos jogos rodava, simplesmente isso.

[B] Qual foi para si o melhor jogo da equipa?
[GP] Difícil... O melhor resultado foi, talvez, o empate frente ao Cave. O melhor jogo terá sido, acho, frente ao Alfa em nossa casa. Fizemos um "jogaço", mas não nos deixaram vencer. Mas tivemos outros: as vitórias frente ao Barranha, frente ao Arcozelo e frente ao Teibas, foram vitórias de raça e de querer. Saí desses jogos orgulho da equipa.

[B] E o pior?
[GP] Sem dúvida, frente ao Jaca. A meu ver, o "feitiço virou-se contra o feiticeiro"... Todos estivemos mal.

[B] O Gustavo tem a noção de que foi decisivo em muitos jogos, não só para as vitória como para o não avolumar do resultado, certo? 
[GP] Sinceramente, não me "aquece" o ego. Se houve jogos em que fui decisivo, também houve outros em que não estive tão bem. Recordo-me do jogo frente ao Guifonense em que fiz uma excelente exibição durante toda a partida, mantendo o resultado em 0-1  a nosso favor, e a 5 minutos do fim, sofro um golo onde sou completamente mal batido e isso valeu-nos o empate... por isso, quando ganhamos, ganhamos todos, quando perdemos, perdemos todos. Não pode haver "estrelas" dentro de uma equipa.



[B] Como é agora ver os jogos na bancada?
[GP] Estar dentro do campo é mau, estar no banco é péssimo, estar na bancada é mais que terrível. São uns nervos...




[B] Tem algo que gostasse de dizer à equipa? 
[GP] Sim. Houve um momento em que eu afirmei perante toda a equipa que tinha vergonha em capitanear aquela equipa. O que eu gostava de lhes dizer é que, agora, saiu orgulhoso de cada um deles e com um orgulho enorme em ter feito parte e ter capitaneado a equipa de Juvenis dos Cem Paus. São excelentes pessoas, mas (e isto eu já lhes disse) têm de se esforçar ainda mais se querem vencer. Não me despedi deles, porque não é um adeus, no máximo é um até já. Eu vou estar sempre presente, quanto mais não seja na bancada a gritar por eles. Dá-me um orgulho enorme sentir que para eles, ou para a maioria deles, ainda faço parte da equipa e dá-me um orgulho ainda maior ouvir expressões como: "aprendi com o melhor", quanto mais não seja no que se refere a perder tempo nos jogos. Apesar de alguns desentendimentos, que são normais, ganhei amigos para a vida.

[B] E à equipa técnica? 
[GP] Apesar de tudo, só lhes tenho de agradecer. São três pessoas fantásticas que sempre se demonstraram predispostas a ajudar e que me apoiaram muito, por isso um enorme obrigado. Principalmente pelo facto de terem sido extremamente tolerantes com o facto de eu ter alguma dificuldade de horário e muitas vezes chegava algo atrasado aos treinos e também pelo facto de nunca se terem oposto ao facto de eu praticar outra modalidade desportiva. Com o mister Joel já tinha trabalhado. O sr. Abílio é uma excelente pessoa e que eu adorei conhecer... é de facto fantástico. E em particular, o Mister Fernando Ferreira, uma excelente pessoa, a quem eu devo um enorme obrigado.


[B] E agora, umas palavras para os adeptos.
[GP] Continuem a apoiar a equipa. Para eles é muito importante, e eu sei do que falo. Estar no campo e ouvir o apoio que vem da bancada é algo de outro nível. Tenham alguma moderação , e agora refiro-me também a este blog, nas críticas e comentários que fazem. Nunca se esqueçam que, para o bem e para o mal, eles ainda são "criança" (algumas já grandinhas, é certo) e é necessário algum cuidado nas palavras.


[B] Para terminar, faço-lhe uma última pergunta: pensa em voltar aos Cem Paus?
[GP] Com toda a sinceridade, essa é uma boa pergunta... Tudo o que eu aprendi, devo-o aos Cem Paus, a pessoas como o Sr. Agostinho, o Sr. Paiva, o Sr. Jorge, entre outros... Por isso, tenho uma grande "dívida" para com o clube. Eu adoro este clube, por isso decidi fazer parte dele, pois o que eu queria e quero é jogar futsal num local que gosto e com pessoas que gosto, e esse "local" é os GD Cem Paus. Sei que para o clube aceitar um jogador que saiu a meio de uma época, pode não ser fácil e eu honestamente compreendo isso. Aconteça o que acontecer, nunca deixarei de apoiar o clube. Se o clube não  me fechar as portas, eu de maneira alguma vou fechar as portas ao clube e para o ano podem contar comigo.

[B] Obrigado, Gustavo.
[GP] Obrigado eu.

terça-feira, 25 de março de 2014

Pós-Jogo

JUVENIS: GD Cem Paus 4 - 3 - ADC Teibas
Foi um excelente jogo de parte a parte. A equipa dos Cem Paus soube ser humilde e não desistiu, mesmo quando perdia por 1-3 e foi sempre à procura de um resultado favorável. Se tivessem tido esta atitude durante toda a época, seguramente não estariam no lugar que estão... Porém, apesar da boa exibição da equipa dos Juvenis, temos de dizer que a equipa do Teibas não foi uma adversário por ai além... De certo fruto das poucas opções, na segunda parte apresentaram-se muito desgastados e os Cem Paus, e muito bem, souberam aproveitar isso. Não demonstram o porquê de estarem no lugar em que estão, foi a equipa dos Cem Paus que demonstrou que podia estar muito mais acima na classificação. Importante esta vitória, ainda por cima na jornada que antecede a visita ao líder do campeonato.

SENIORES: CA Pedras Rubras 4 - 2 GD Cem Paus
Nenhuma equipa escolhe quando quer perder, mas de certo que se perguntassem à equipa dos Seniores se queriam perder este jogo, a resposta seria óbvia: não! Os três pontos nesta jornada podiam ser decisivos para a subida de divisão e podiam ter relançado a disputa pelo 2º lugar no campeonato, uma vez que a equipa do União de Custóias perdeu e, mais à frente no campeonato, ainda vem a Vila D'Este defrontar a equipa dos Cem Paus. Ainda para mais, na próxima jornada, a equipa dos Seniores têm um jogo onde claramente não serão favoritos: visitam o líder do campeonato, o Fonte Moura; em caso de derrota dos Cem Paus e vitória por parte do Bom Pastor (4º classificado com menos 1 ponto), a equipa pode perder o lugar no pódio (apesar de estas duas equipas ainda se terem de defrontar); e em caso de vitória do União de Custóias, a equipa poderá praticamente dizer adeus ao 2º lugar, sendo que ficará a 12 pontos.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Cartões e Castigos

Foi esta manhã revelado o mapa de castigos da AF Porto referente à jornada do dia  16 do presente mês e, tal como já era conhecido, há nomes da equipa dos Cem Paus, mais especificamente dos Juvenis, que constam nesse mesmo mapa. Começando pelos jogadores: a Gustavo Pereira foi-lhe atribuído um castigo de dois jogos, um dos quais já cumpriu frente ao Teibas.  No que respeita aos dirigentes, Abílio Silva e Joel Mota ficaram a conhecer que estarão suspensos durante um mês, regressando apenas no jogo frente ao Bom Pastor e falhando as visitas ao Académica de Leça e ao Jaca e a recepção ao Guifonense. Para além disso, ambos foram multados no valor de 50€.

Análise de Arbitragem


 Juvenis: GD Cem Paus 4 - 3 ADC Teibas

Começando por uma análise global é importante dizer que não foi uma arbitragem "limpa" de erros, porém os árbitros acabaram por não ter, do nosso ponto de vista, influência no resultado e souberam equilibrar bem o jogo,  fazendo uma gestão correcta dos cartões e faltas. Ainda assim com alguns erros de circunstância.

Lances mais polémicos:

Logo no início do jogo, um jogador do Teibas isola-se e Paulinho, com um carrinho por trás, derruba esse mesmo jogador e comete falta. Os árbitros assinalam falta e mostram o cartão amarelo a Paulinho. Correcta a marcação da falta? Claramente! Não só porque derruba o adversário sem tocar ou cortar a bola, como também pelo simples facto de entrar por trás de "carrinho", que por si só é passível de marcação de falta e admoestação. CORRECTA A DECISÃO.

No que respeita ao cartão exibido: foi correcto ou deveria ter sido de outra cor? À luz das leis do jogo: a decisão é ERRADA. Paulinho impede uma clara ocasião de golo, uma vez que derruba um adversário que se encontrava no completo domínio da bola e se dirigia isolado para a baliza. Era uma situação para cartão vermelho directo. Porém, entende-se a decisão do cartão amarelo, por dois motivos: 1º- o jogador não se encontrava completamente sozinho, sendo que tinha ao na sua proximidade (ainda que atrás) dois jogadores dos Cem Paus e ainda tinha algum terreno por percorrer e para além disso, o guarda-redes dos Cem Paus já se estava a sair à bola; o 2º motivo foi o vontade por parte dos árbitros em não estragar o jogo, sendo que ainda era muito cedo.


Num lance junto à linha lateral e que poucos perceberam, Coelho derruba de forma violenta um adversário e vê o cartão amarelo. Correcta a decisão? De facto poucos se aperceberam do lance, porém Coelho derruba de forma MUITO violenta um adversário. Vê o cartão amarelo, porém o vermelho não lhe ficava mal. Ainda assim, é uma DECISÃO ACEITÁVEL.

Já no final da primeira parte, Miguel sofre falta à entrada da área, porém continua com a bola e disfere um remate muito fraco, obviamente condicionado pelo contacto que tinha sofrido. Deveria ter sido assinada falta, sendo que Miguel não tirou vantagem da posse de bola? Claramente, foi uma DECISÃO ERRADA. Não foi perceptível se os árbitros deram lei da vantagem. Caso tenham dado, deveriam ter recuado e assinalado falta à entrada da área e mostrado o cartão amarelo ao infractor, visto que Miguel não beneficiou da posse de bola.

Na segunda parte, a equipa do Teibas a chegar à sexta falta por mão de um jogador ainda no meio campo dos Cem Paus. Correcta a decisão? Sim, ainda que tardia a falta acabou por ser marcada e correctamente. DECISÃO CORRECTA.

sábado, 22 de março de 2014

SENIORES: Oportunidade de Ouro perdida

Era de facto uma "Oportunidade de Ouro" e um passo de "gigante" rumo à promoção e, quem sabe, ao 2º lugar, tudo isto na jornada que antecede a visita ao líder do campeonato. A equipa dos Seniores perderam no difícil terreno do Pedras Rubras por quatro bolas a duas na jornada em que a equipa do União de Custóias, 2º classificado, perdeu em casa do Alfa por 3-1, ou seja, caso a equipa dos Seniores tivessem vencido, teriam relançado a corrida pelo 2º lugar. Para além disso, em caso de vitória, sendo que a equipa do Bom Pastor (4º classificado) não foi além de um empate, a equipa teria "descolado" do pelotão que persegue o último lugar do pódio. Assim sendo, equipa dos Seniores mantêm-se em 3º lugar, com menos 9 pontos que o União de Custóias e apenas mais um que a equipa do Bom Pastor. Recorde-se que para na próxima jornada a equipa desloca-se a casa do líder do campeonato.

JUVENIS: Mas que bem!

O jogo colocava frente a frente duas equipas que, teoricamente, se encontravam muito diferentes no seu valor. Porém, isso não se verificou, pelo menos como muitos pensavam. Quem foi superior, sem sombra de dúvidas, foi a equipa dos Cem Paus, que de forma impressionante conseguiu dar a volta a um resultado completamente desfavorável.
O início do jogo foi muito "morno", com as duas equipas sem grande entusiasmos no futsal que praticavam. Falta de entusiasmo que se estendia às bancadas do pavilhão. Porém, os golos acabaram por surgir. O primeiro, e todos sabemos que marcar primeiro é importantíssimo, acabou por ser para a equipa dos Cem Paus: Manel na frente de ataque a receber a bola de peito, a deixar "pingar" ao jeito do seu pé e a rematar cruzado do centro do terreno para dentro da baliza. Estava feito o 1-0 para os Cem Paus. A resposta da equipa do Teibas não tardou e a chegaram ao empate. A equipa dos Juvenis sentiram o golo sofrido e logo nos momentos seguintes a sofrerem o 2-1: erro de João Silva, mais uma vez a provar que é capaz do melhor e do pior, a dar a bola ao adversário que frente a Tripeça não hesitou: 2-1 para a equipa visitante. A seguir a este poderia ter sido outro, porém Paulo, com uma entrada por trás quando o jogador seguia para a baliza, a impedir o golo adversário. Paulo viu amarelo. Não seria neste lance, seria no seguinte: na sequência de um livre  a meio do meio campo e descaído para a esquerda do ataque do Teibas, o livre a ser cobrado em direcção da baliza e, na área de acção de Tripeça, a bola a sofrer um desvio a terminar dentro da baliza dos Cem Paus: talvez com algumas culpas para Tripeça, estava feito o 3-1. Era necessário dar uma resposta e foi isso que a equipa dos Juvenis fizeram: num lance de grande sorte, um jogador da equipa do Teibas corta a bola na direcção da sua baliza, o guarda-redes teve de ir ao chão para impedir o golo, porém a bola a sobrar para Tiago que com a baliza aberta fez o golo: estava feito o 2-3 e com dedicatória especial para a bancada (mais propriamente para a zona onde se encontravam os dois treinadores castigados). Até ao final da 1ª parte, Coelho, num lance algo inexplicável, a ver o cartão amarelo e depois protestos por falta à entrada da área sobre Miguel que não foi assinalada.
No início do 2º tempo, havia a necessidade de dar a volta ao marcador e foi para isso que a equipa trabalhou. Foi então que entrou em acção Coelho que construiu um lance quase digno de nota máxima! "Quase" por que a bola bateu na trave, ainda assim estava lá João Silva que encostou para o golo! 3-3 e a equipa acreditava! Após o 3-3 quem tentou desempatar o jogo foi o Teibas, e foi aqui que surgiu Veiga que cortou duas bolas em cima da linha. Excelente no apoio a Tripeça! Quem não marca, sofre e assim foi: João Silva a completar a reviravolta e a bisar na partida. 4-3 era o resultado, mas que poderia ter sido alterado no lance seguinte se Paulinho não tivesse acertado no poste! O Teibas não quis ficar atrás e enviou também uma bola ao poste! Até ao final, os Cem Paus limitaram-se a defender e conseguiram manter o resultado, fruto também da dificuldade em criar perigo por parte da equipa adversária. Com a excepção de um lance em que, com um jogador na "cara", Tripeça defendeu. Sem Gustavo (que esteve na bancada de castigo), Tripeça segurou. Antes do final, a equipa dos Cem Paus ainda podiam ter chegado ao 5º através da conversão de um livre de 10 metro, porém Tiago, que foi o capitão, atirou para a defesa do guarda-redes.
O jogo terminava com a vitória por 4-3 dos Cem Paus!

sexta-feira, 21 de março de 2014

SENIORES: Importância Elevada!

A equipa dos Seniores defrontam neste fim de semana, sábado, a equipa do Académico de Pedras Rubras. Esta jornada tem um grande grau de importância, sendo que é o jogo que antecede a deslocação ao terreno do 1º classificado, o Fonte Moura que ainda não pe rdeu nenhum jogo esta época e apenas empatou duas vez, uma das quais frente aos Cem Paus. A equipa de Pedras Rubras é outra das equipas que, apesar de algo atrasadas, ainda estão na corrida pela subida de divisão. Numa corrida onde, sem sobra de dúvidas, o alvo a abater é a equipa dos Cem Paus, pois esta encontra-se na posição de subida que todos ambicionam. Por isso, o jogo não será nada fácil, ainda por cima num terreno também ele nada fácil e onde os Cem Paus, ainda assim, já venceram por duas vezes, sempre em jogos de grande emoção. Recordamos a derrota dos Cem Paus por 4-1, na época de 2010/2011, em jogo a contar para a final da Taça Distrital da, extinta, 3ª divisão. Jogo a não recordar. Porém, um jogo do qual a equipa se deve lembrar é o jogo da 1ª volta que terminou 4-0 para a equipa dos Cem Paus. Na tabela classificativa, a equipa do Pedras Rubras encontra-se no 7º posto com 33 pontos, já os Cem Paus estão no 3º lugar com 40 pontos. O jogo será às 21:30 no Pav. de Moreira, na Maia, neste sábado. Se puder, acompanhe a equipa! Força Equipa!!!

NOSSA OPINIÃO:
Voltamos-nos a repetir: é um jogo de grande importância, especialmente porque a próxima jornada será em casa do líder e o favoritismo recairá, obviamente, sobre o Fonte Moura. A vitória também será importante para manter o objectivo do 2º lugar aceso. Nesta jornada a equipa do Custóias, que ocupa o 2º lugar, defronta o Alfa e pode vir a perder pontos. E caso a equipa dos Seniores perca pontos, ficará quase impossível o 2º lugar.

JUVENIS: Não os castiguem mais.

A equipa dos Juvenis defrontam amanhã a equipa do Teibas a contar para a 26ª jornada. Desfalcada, tanto em campo (sem Gustavo por castigo) como no banco (sem os dois treinadores que estão castigados), a equipa tenta alcançar apenas a 4ª vitória no campeonato e continuar a tentativa de fuga aos últimos lugares. Do outro lado está a equipa do Teibas que, diga-se, não está na sua melhor fase da época: não vence há 7 jornadas consecutivas e tem caído na tabela classificativa, estando agora no 8º lugar. A favorecer a equipa dos Cem Paus estará o facto da equipa do Teibas sofrer muitos golos e não marcar golos por ai além. Na primeira volta, o resultado foi de 3-1 para a equipa do Teibas. Esperamos um resultado diferente, mesmo a contar com as dificuldades acrescidas. O jogo arranca às 19 horas de sábado no Pavilhão Miranda de Carvalho. Não falte! FORÇA EQUIPA!!!

NOSSA OPINIÃO:
Talvez seja esta a melhor altura para defrontar a equipa do Teibas. Eles estão mal, têm perdido jogos e isso pode favorecer a equipa dos Cem Paus. Por outro lado, a equipa do Teibas por vir a Vila D'Este com o objectivo de reverter a situação em que se encontra. Por tudo isto, certamente será um excelente jogo e a não perder.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Contagem Decrescente

O jogo de 1 de Abril de 2014 entre a equipa dos Cem Paus e dos Santa Isabel será o segundo nesta época, pois a as equipas já se defrontaram na fase de grupos desta mesma competição. As duas equipas estiveram no grupo 3 da Taça Distrital, juntamente com o Águas Vivas, o Futsal Ponte e o Salvador do Campo. O vencedor deste grupo acabou mesmo por a equipa de Canelas que terminou com 10 pontos, mais 3 que a equipa dos Cem Paus que terminou em 2º. Em terceiro lugar, com 6 ponto, ficou a equipa do Futsal Ponte, que acabou por seguir em frente na prova por ser o melhor 3º entre os 3 grupos da competição. Fora da qualificação para a fase seguinte ficaram os restantes clubes: em 4º o Águas Vivas com 2 pontos e o Salvador do Campo com apenas 1 ponto. A diferença entre o 1º e 2º classificado pode ser explicado pela derrota do Cem Paus frente ao Santa Isabel. O jogo foi a 26 de Novembro de 2013, em casa do Santa Isabel e terminou com a derrota dos Cem Paus por 4-1, isto numa fase menos boa da equipa dos Cem Paus.  Este resultado servirá decerto para motivar ainda mais a equipa dos Cem Paus no seu objectivo de chegar à vitória, sendo que certamente quererão vingar o resultado pesado da fase de grupos.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Pós-Jogo

Seniores: GD Cem Paus 3 - 2 Juventude de Gaia
Tratou-se de um dos melhor jogos desta época, principalmente na primeira parte. Um futsal bonito, com tabelas, com os jogadores a saberem exactamente o que querias e onde tinham de colocar a bola e as jogadas dos golos são exemplo perfeitos desta sintonia que se sentiu dentro de campo entre os jogadores. Muito bom. Também que esteve muito bem, mais uma vez, foi Eloi que de facto se tem apresentado numa excelente forma nos últimos jogos. Apresentando-se como um jogador possante e desequilibrador. Não esteve bem no lance do empate para o Juventude de Gaia, mas foi ele quem fez o 1º golo e quem assistiu para o segundo. Está de facto numa excelente forma. Pelo contrário, quem não tem estado muito bem neste últimos jogos, tem sido Fonseca que tem vindo a perder o seu papel de destaque. Tem se apresentado um jogador algo infeliz a encontrar o golo e tem se demonstrado algo egoísta. Não tem estado nada bem, ele que até há bem pouco tempo era um jogador em grande destaque. Outro jogador que ontem não deve ter "enchido as vistas" a muita gente foi Beleza. Em determinada altura do jogo, apenas se mostrava predisposto para as acções ofensiva, não ajudando a equipa nas acções defensiva. Fez bem o treinador em tira-lo de campo nessa fase, apesar de este ser um elemento muito desequilibrador dentro de campo e, da forma como o jogo estava a decorrer, era importante ter um jogador das suas características em campo. Outro aspecto que há a realçar é a defesa: nos últimos jogos a equipa tem sofrido mais golos do que é habitual. Ainda que na primeira para se tenham apresentado muito sólidos na primeira parte, na segunda não foi bem assim e acabaram por sofrer dois golos de "rajada". Fazer destaque também a Paulo que não esteve nada bem no 1º golo do Juventude, mas que porém se redimiu com um conjunto de grandes defesas a evitar o empate. É um excelente Guarda-Redes.

Juvenis: Santa Cruz FC 3-0 GD Cem Paus
A vitória seria muito importante na luta pela fuga aos últimos lugar aos quais a equipa parece estar cada vez mais condenada. Algumas vezes por azar, outras por culpa da arbitragem, mas na maior parte das vezes por culpa própria, a equipa não tem conseguido os melhores resultados e para muitos a época já parece feita e terminada. Porém ainda há muito campeonato pela frente e ninguém vai querer ficar certamente em último, por isso seria óptimo trabalhar para fugir ao último posto. Em relação ao jogo, como já dissemos a vitória era importante, porém talvez fosse mais importante não perder os jogadores e dirigentes para os próximos jogos que se avizinham difíceis. Não sabem o contexto em que ocorreu - como toda a gente à excepção de quem esteve no pavilhão - saber que atletas e dirigentes foram expulsos por palavras aos árbitros, em nada dignifica o clube. Aquando da saída dos castigos, quem olhar para o mapa e vir o clube com um "relambório" de expulsões, só vai ter um pensamento: "estes são uns arruaceiro".

domingo, 16 de março de 2014

JUVENIS: Cabeça perdida

A equipa dos Juvenis foi até Santa Cruz do Bispo defrontar a equipa local. O jogo terminou com o resultado de 3-0 para a equipa da casa. Este foi apenas o 3º jogo no campeonato em que a equipa dos Cem Paus não conseguiram marcar golos na baliza adversária. Com esta derrota a equipa mantém-se no 13º lugar da tabela classificativa. Ao que parece, a segunda parte da partida terá decorrido sobre grandes protestos em relação à equipa de arbitragem e os dois dos elementos da equipa técnica - estes ainda ano decorrer da partida - e um dos guarda-redes da equipa - já após o apito final - acabaram expulsos por palavras dirigidas à equipa de arbitragem.

Análise de Arbitragem

Seniores: GD Cem Paus 3 - 2 Juventude de Gaia

Tratou-se de um jogo tranquilo no que respeita à arbitragem. Um jogo sem casos e sem grandes "picardias" entre jogadores. Estiveram bem os árbitros, ainda que não tenham tido grande trabalho. Destacamos apenas 3 lances:

Já na segunda parte, os árbitros a considerarem duplo atraso ao guarda-redes do Juventude de Gaia e a assinalarem livre indirecto na linha da área de baliza. Correcta a decisão? Claramente, esta é tirada dos livros. Apesar da bola ter ultrapassado o meio campo, o guarda-redes, por já ter tocado na bola no seu meio campo, não podia voltar a fazê-lo. Sendo que a infracção é sancionada por livre indirecto e ocorreu dentro da área do guarda-redes, o livre deve ser cobrado em cima da linha da área no ponto mais próximo da infracção. Totalmente CORRECTA A DECISÃO e procedimento da equipa de arbitragem. Não era difícil, mas exige concentração.

Foi bem assinalada a falta que dá origem ao lance do 2º golo da equipa do Juventude de Gaia? Sim. Houve claramente uma acção faltosa e a equipa de arbitragem de forma CORRECTA  a assinalarem essa infracção.

Na sequência de uma perda de bola no cinco para quatro, isto no meio campo adversário, Paulo utiliza as mãos fora da área, obviamente, para interceptar o remate adversário. O árbitros a considerarem falta, mas a não exibirem qualquer cartão. Correcta a decisão? Sim em terem assinalado a falta, não no facto de não terem exibido o cartão amarelo. Paulo como claramente um infracção que merece sanção disciplinar. Porém, ao que parece o árbitro terá assinalado não a mão, mas sim a entrada faltosa anterior. Se assim foi toda a decisão é correcta.

sábado, 15 de março de 2014

SENIORES Grande jogo, pequeno susto...

Mais um jogo de grande importância, numa altura em que apenas faltam disputar 7 jornada, e mais uma vez a equipa dos Seniores a cumprirem com o seus objectivos e a conquistarem mais três pontos, assegurando assim o 3º lugar na tabela classificativa. A equipa mais uma vez entrou bem em campo, assumindo desde o início da partida a "gestão" do jogo e acabou por chegar de forma natural ao golo: Uma excelente jogada de ataque da equipa dos Cem Paus, com Eloi a dar a bola na ala, a entrar ao segundo posto e fazer o golo. Simples e eficaz e estava feito o 1-0 para os Cem Paus. O segundo golo pareceu quase uma fotocópia do primeiro, mas desta vez foi Fernando, acabadinho de entrar, que fez o golo: Eloi a fazer a assistência ao 2º posto e o número 30 dos Cem Paus só teve de encostar. Futsal bonito e inteligente e o 2-0 a surgir naturalmente.Como não há duas sem três, a equipa dos Cem Paus ia chegar ao terceiro golo, exactamente com a mesma fórmula: bola colocada ao 2º posto, mas Ivo, sozinho e infeliz, atirou ao poste. Poucas eram as vezes que a equipa do Juventude ia criando perigo e quando criava estava lá ou um defesa - a equipa na primeira parte a apresentar muito sólida ao nível defensivo - ou então Paulo que não teve grande trabalho na 1ª parte. Ao intervalo ia vencendo, justamente, a equipa da casa.
No regresso para a segunda metade, a equipa do Juventude parecia mais predisposta para o ataque mas quem criou perigo foi a equipa dos Cem Paus: fruto de um livre indirecto na linha da área, por duplo atraso ao guarda-redes, Azevedo acabou por atirar ao poste da baliza do Juventude de Gaia. Quem não marca sofre e a equipa do Juventude a chegar ao golo: num lance com algumas culpas para Paulo que se sai mal e antes de tempo da baliza, o número nove da equipa visitante a colocar a bola por cima e esta a entrar na baliza deserta. Estava feito o 2-1. Com o golo a equipa de Canidelo a sentir que conseguia ir mais além e ia tentando o golo. Nesta fase do jogo foi Paulo que, a meias com os postes, salvou a equipa do pior. Ainda assim, não chegou para todas as "encomendas" e num livre estudado a equipa do Juventude a chegar ao empate: livre à entrada da área; bola colocada ao segundo poste; Eloi vai de lanço à bola e é (como se diz na gíria) "comido"; e o jogador visitante a rematar cruzado para o fundo das redes da baliza à guarda de Paulo que nada pôde fazer. Era o empate e alguma incerteza nas bancadas que, e por isso estão todos os adeptos de parabéns, estiveram muito bem preenchidas. O objectivo era, obviamente, a vitória e a equipa dos Cem Paus a colocar em prática o cinco para quatro: numa primeira vez a não correr muito bem e Paulo teve de cortar a bola com o braço para travar o remate adversário (ficou por exibir o cartão amarelo), mas na segunda lá resultou: jogada como vem nos livros com a bola a entrar ao segundo poste e com Cardoso, ainda que com alguma sorte à mistura, a fazer o golo e a dar a alegria aos muitos adeptos que estavam nas bancadas. Até ao final foi preciso sofrer, pois a equipa do Juventude ia criando perigo, mas porém Paulo a demonstrar-se ao melhor nível e a não permitir o golo adversário. Terminava 3-2 o jogo, com uma grande exibição, principalmente na 1ª parte, por parte da equipa dos Cem Paus.  

sexta-feira, 14 de março de 2014

Força Equipa!


SENIORES: Agarrados ao pódio!

O jogo deste fim de semana não será "pêra" fácil. A equipa do Juventude de Gaia é uma das equipa que ainda não desistiu de alcançar a subida de divisão. Apenas 4 pontos e 3 lugar na tabela classificativa separam as duas equipas que se defronta pela terceira vez nesta época. Na primeira volta, o resultado entre as duas equipas foi de  2-6 para a favor da equipa dos Cem Paus, isto numa altura em que os Cem Paus se demonstravam a níveis exibicionais muito bons, tal como estão agora.Ao nível defensivo a equipa tem se demonstrado muito consistente e é actualmente a 2ª melhor defesa da tabela classificativa, apenas superados pelo líder do campeonato. Já a equipa do Juventude de Gaia é apenas sétima nesta lista. No que respeita ao golos marcados, a equipa dos Cem Paus nos últimos jogos tem se demonstrado bastante produtiva e em 5 jogo marcou 18 golos - parece ter passado a fase maior dificuldade na concretização - e por isso são o 4º melhor ataque, tendo já 51 tentos apontados. A equipa de Canidelo tem apenas 45 e é 8ª numa lista liderada, também, pelo líder da prova que já leva 83 golos na baliza adversária. Será um "derby" de Gaia, pela proximidade entre os clubes e por isso apelamos a todos os adeptos que se desloque, mais uma vez, ao Miranda de Carvalho para apoiar a equipa. O jogo arranca as 21 horas de Sábado e ninguém pode faltar! Força Cem Paus!!!

NOSSA OPINIÃO:
Mais uma vez nos repetimos: os jogos nesta fase final têm de ser todos para ganhar, principalmente os jogo em casa e é por isso que apenas se recomenda a vitória à equipa dos Seniores se esta quiser manter o 3º lugar intacto. Será um jogo de grandes dificuldades, sendo que a equipa do Juventude é uma das equipa que quer o 3º lugar e por isso irá certamente se apresentar no jogo para vencer, mas temos de recordar que a equipa dos Cem Paus já venceu por duas vezes esta época a equipa do Juventude de Gaia e nesta terceira terá de se impor, puxar dos galões e vencer o jogo.

JUVENIS: Será possível?

A equipa dos Juvenis defronta nesta jornada a equipa do Santa Cruz. Na primeira volta, o resultado foi um empate a duas bola, num jogo onde os Cem Paus venciam por 2-0, mas que porém em dois minutos, fruto de erros defensivos, a equipa visitante acabou por chegar ao empate. Nesta jornada, esperemos que o resultado seja diferente e que a vitória sorria à equipa visitante, os Cem Paus. A equipa do Santa Cruz há 3 jogo que não vence em casa e nesta época apenas conseguiu duas vitórias no seu terreno. Melhor não está a nossa equipa que apenas por uma vez venceu fora de casa. A equipa de Santa Cruz do Bispo é o pior ataque da prova com apenas 32 golos marcados em 23 jogos já realizados. Já ao nível dos golos sofridos não se apresenta tão mal: tem 64 golos sofridos nesta época. A equipa dos Cem Paus é actualmente a 4ª pior defesa e o 5º pior ataque. A equipa do Santa Cruz está actualmente no 12º posto com mais 6 pontos que os Cem Paus que ocupam agora o 15º depois de terem fugido do último lugar com a vitória no último fim de semana. Esperamos que essa vitória lhes tenha dado alento para conquistarem muitas mais, a começar pela do próximo jogo. O jogo é Domingo às 11:30 no pav. municipal de Santa Cruz do Bispo. Acompanhe a equipa se puder! Força equipa!!!

NOSSA OPINIÃO:
Do que foi possível observar na primeira volta, a equipa dos Cem Paus têm qualidade e futsal para vencer a equipa do Santa Cruz. O que será necessário é que estejam num dia "bom" e com vontade para o fazer. A vitória seria muito importante e certamente que será possível. Basta querer!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Análise de Arbitragem

Taça Distrital:
GD Cem Paus 3 - 2 ADR Moinhos

Em termos globais, podemos dividir a exibição entre a primeira parte, em que os árbitros se apresentaram a um bom nível, ainda que sem grande trabalho; e a segunda parte onde os árbitros, com mais algum trabalho, nem sempre decidiram da melhor maneira. Fizeram, com especial realce para a 1ª parte, uma má gestão das faltas e não mantiveram um critério regular na exibição dos cartões amarelos ao longo do jogo. Ficaram alguns cartões amarelos por exibir a jogadores das duas equipas.

Lances polémicos: 

Já na segunda parte, a equipa do Moinho beneficia de um penalty. O árbitro a considerar que Beleza empurrou o jogador do Moinhos quando este se encontrava no ar. Beleza não viu cartão amarelo. 

Correcta a decisão de marcar grande penalidade? Sim, correcta. De facto, Beleza é imprudente na disputa da bola e acaba por fazer falta. Aceita-se a grande penalidade. DECISÃO CORRECTA
Correcta a decisão do árbitro em não exibir o cartão amarelo a Beleza (que mais tarde viu amarelo)? Sim. Beleza faz falta dentro da área, porém não tratava uma jogada de perigo. Dizer ainda que Beleza acabou por ver o cartão amarelo por infringir a lei de forma repetida. DECISÃO CORRECTA

Após o golo da equipa do Moinhos, o jogador que marcou o golo dirigiu-se à baliza para "recuperar" a bola, empurrando Tiago. Os árbitros não tomaram nenhuma acção disciplinar. 

Havia motivo para a amostragem de cartão? Sim. Após um golo, a bola pertence à equipa que sofreu o golo e esta é que tem de tratar de reiniciar o jogo. Se o árbitro entende que uma equipa está a atrasar o reatar jogo - o que não era o caso -, este deve procurar o encontrar responsável pela demora. É apenas o árbitro que pode tomar qualquer acção. Assim sendo, o jogador do Moinhos não tinha nada de ir buscar a bola, muito menos empurrando o guarda-redes dos Cem Paus. Ainda assim, não parece ter sido uma agressão. O amarelo seria suficiente. DECISÃO ERRADA.

Já a meio da 2ª parte, o Guarda-redes do Moinhos deu mão fora da área junto ao meio campo. O árbitro mostrou o cartão amarelo.

Suficiente, ou deveria de ter sido de outra cor o cartão? Não, esteve bem o árbitro. O guarda-redes, fora da sua área, está sujeito às regras similares dos seus companheiros, ou seja, se os árbitros não consideraram que a acção não impediu - tal com eu considero - uma clara ocasião de golo, apenas têm de exibir o cartão amarelo como o fizeram. DECISÃO CORRECTA


Já a 5 minutos do final da partida, a equipa do Moinhos viu-se reduzido a 4 jogadores por expulsão do seu capitão. O número três dos Moinhos entrou de "carrinho" e derrubou Carlos que já se dirigia em direcção à baliza. 

Bem expulso o jogador do Moinhos? Sim, claramente! Antes de mais dizer que o jogador já deveria ter sido expulso: numa jogada anterior, a equipa de arbitragem - ainda que mal - consideraram que o jogador dominou a bola com o braço, ou seja, deveria ter visto segundo cartão amarelo. DECISÃO ERRADA. Agora em relação ao lance, CORRECTA A DECISÃO: o jogador entra em "carrinho" e logo isso constitui uma infracção; depois faz uma falta clara sobre Carlos; e por último corta uma situação de perigo. CORRECTA A DECISÃO do árbitro em mostrar o cartão amarelo e consequente vermelho.





web stats