Taça Distrital:
GD Cem Paus 3 - 2 ADR Moinhos

Em termos globais, podemos dividir a exibição entre a primeira parte, em que os árbitros se apresentaram a um bom nível, ainda que sem grande trabalho; e a segunda parte onde os árbitros, com mais algum trabalho, nem sempre decidiram da melhor maneira. Fizeram, com especial realce para a 1ª parte, uma má gestão das faltas e não mantiveram um critério regular na exibição dos cartões amarelos ao longo do jogo. Ficaram alguns cartões amarelos por exibir a jogadores das duas equipas.
Lances polémicos:
Já na segunda parte, a equipa do Moinho beneficia de um penalty. O árbitro a considerar que Beleza empurrou o jogador do Moinhos quando este se encontrava no ar. Beleza não viu cartão amarelo.
Correcta a decisão de marcar grande penalidade? Sim, correcta. De facto, Beleza é imprudente na disputa da bola e acaba por fazer falta. Aceita-se a grande penalidade. DECISÃO CORRECTA
Correcta a decisão do árbitro em não exibir o cartão amarelo a Beleza (que mais tarde viu amarelo)? Sim. Beleza faz falta dentro da área, porém não tratava uma jogada de perigo. Dizer ainda que Beleza acabou por ver o cartão amarelo por infringir a lei de forma repetida. DECISÃO CORRECTA
Após o golo da equipa do Moinhos, o jogador que marcou o golo dirigiu-se à baliza para "recuperar" a bola, empurrando Tiago. Os árbitros não tomaram nenhuma acção disciplinar.
Havia motivo para a amostragem de cartão? Sim. Após um golo, a bola pertence à equipa que sofreu o golo e esta é que tem de tratar de reiniciar o jogo. Se o árbitro entende que uma equipa está a atrasar o reatar jogo - o que não era o caso -, este deve procurar o encontrar responsável pela demora. É apenas o árbitro que pode tomar qualquer acção. Assim sendo, o jogador do Moinhos não tinha nada de ir buscar a bola, muito menos empurrando o guarda-redes dos Cem Paus. Ainda assim, não parece ter sido uma agressão. O amarelo seria suficiente. DECISÃO ERRADA.
Já a meio da 2ª parte, o Guarda-redes do Moinhos deu mão fora da área junto ao meio campo. O árbitro mostrou o cartão amarelo.
Suficiente, ou deveria de ter sido de outra cor o cartão? Não, esteve bem o árbitro. O guarda-redes, fora da sua área, está sujeito às regras similares dos seus companheiros, ou seja, se os árbitros não consideraram que a acção não impediu - tal com eu considero - uma clara ocasião de golo, apenas têm de exibir o cartão amarelo como o fizeram. DECISÃO CORRECTA
Já a 5 minutos do final da partida, a equipa do Moinhos viu-se reduzido a 4 jogadores por expulsão do seu capitão. O número três dos Moinhos entrou de "carrinho" e derrubou Carlos que já se dirigia em direcção à baliza.
Bem expulso o jogador do Moinhos? Sim, claramente! Antes de mais dizer que o jogador já deveria ter sido expulso: numa jogada anterior, a equipa de arbitragem - ainda que mal - consideraram que o jogador dominou a bola com o braço, ou seja, deveria ter visto segundo cartão amarelo. DECISÃO ERRADA. Agora em relação ao lance, CORRECTA A DECISÃO: o jogador entra em "carrinho" e logo isso constitui uma infracção; depois faz uma falta clara sobre Carlos; e por último corta uma situação de perigo. CORRECTA A DECISÃO do árbitro em mostrar o cartão amarelo e consequente vermelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário