Em busca desta e outras respostas, convidamos 3 ex-guarda-redes do clube para responderem a 5 perguntas relacionados com o tema: "Formação de Guarda-Redes nos Cem Paus". Dois deles aceitaram o nosso convite e responderam às nossas perguntas. O terceiro agradeceu o convite mas recusou-o.
1- O que define um bom guarda-redes e o que o define a si como um bom guarda-redes?

Eduardo Pereira - "Para mim um bom guarda-redes treina nos limites para no dia de jogo ser capaz de ultrapassar as próprias dificuldades, deve ser rápido, tem de ter a competência de antecipar qualquer ação do adversário, evitar sempre o erro, tomar a melhor decisão sempre que for chamado a intervir, ser a pessoa mais comunicativa da equipa dentro de campo, tem de estar com concentração total, atitude, disciplina e tem que ter a capacidade de resolver jogos. O que me define com bom guarda-redes é que sou rápido, tenho bons reflexos, reponho bem as bolas e tenho uma grande agilidade."

Leonel Monteiro - "Na minha opinião a definição de um bom guarda-redes é um bocado subjectiva pois há muitas características que um guarda-redes pode ter e que muitos não têm, e que por isso não deixam de ser bons guarda-redes. As características gerais que eu acho que são necessárias são uma boa posição entre os postes, os reflexos e também os seus movimentos de braços e de pernas.Agora falando em mim, acho que tenho uma estrutura física que me facilita alguns movimentos, considero que tenho bons reflexos e alguma facilidade em ir ao chão."
2- Na sua opinião, os Cem Paus são uma boa escola de formação de guarda-redes? O clube tem forma (pessoal e formação) para fazer crescer bons guarda-redes?

Eduardo Pereira - "Na minha opinião os Cem Paus é uma boa escola de formação de guarda-redes, sendo que lá estive 4 anos de formação, aprendi muito nesse tempo o que me fez melhorar bastante. Penso que o clube tenha grandes capacidades para conseguir fazer crescer grandes guarda-redes."

Eduardo Pereira - "Na minha opinião os Cem Paus é uma boa escola de formação de guarda-redes, sendo que lá estive 4 anos de formação, aprendi muito nesse tempo o que me fez melhorar bastante. Penso que o clube tenha grandes capacidades para conseguir fazer crescer grandes guarda-redes."

3- Aprendeu muito com a passagem pelos Cem Paus? Tornou-o melhor guarda-redes?

Eduardo Pereira - "Aprendi, estive algum tempo no clube em que melhorei certos aspetos na minha capacidade de guarda-redes."

4- Considera que o seu actual clube desenvolve melhor as suas capacidades e considera que é melhorou como guarda-redes, após a sua saída dos Cem Paus?


Leonel Monteiro - "Como guarda-redes é claro que melhorei porque aprendi muito com as experiências que aqui passei e com alguns concelhos. A nível de treinos específicos só nesta época é que tenho tido treinos a sério mesmo não tendo aqueles que desejava e como devia de ser para se aproveitar o desejo e a vontade de cada guarda-redes."
5- Actualmente, tanto Juvenis como Seniores, na sua opinião têm bons guarda-redes? Nos Juvenis, sendo que eles é que são o futuro, consegue ver uma continuidade na boa escola de formação de guarda-redes?

Eduardo Pereira - "Não tive oportunidade de poder assistir a um jogo dos Cem Paus esta época, não sei a qualidade deles. Espero que os Cem Paus continuem com a boa formação de guarda-redes, porque vão ser eles o futuro do clube."

Na segunda parte desta publicação (a publicar 5ª feira) faremos uma contra-análise às respostas dos nossos convidados e faremos a nossa análise sobre o tema. Não deixe de ler!
Este são alguns dos Guarda-Redes que serviram ou servem a equipa dos Cem Paus. Só para recordar :)
Sem comentários:
Enviar um comentário