
No geral, não se pode dizer que tenha sido uma boa arbitragem. Principalmente no que diz respeito ao jogo dos Juvenis, sendo que o jogo dos Seniores foi mais tranquilo. Apesar de tudo, à luz das leis do jogo, as decisões mais polémicas estão correctas, porém há algo que se chama bom senso, algo que não houve.
Jogo dos Juvenis:

1º Cartão amarelo mostrado a Paulinho. O jogador do Alfa vai em direcção à baliza e é agarrado por Paulo, porém a bola continua na sua posse e o jogador remata à baliza. Bem exibido o cartão? Claramente, o jogadores dos Cem Paus puxa o adversário quando este se dirigia para a baliza, assim sendo DECISÃO CORRECTA. Podia ter sido dada lei da vantagem? Penso que não. Se o árbitro considera que o jogador do Alfa é prejudicado no remate pela acção faltosa do jogador adversário, não deve haver lugar a lei da vantagem.

Por dois momentos a equipa do Alfa reclama atraso ao Guarda-Redes. Na primeira, após um corte de um jogadores dos Cem Paus, a bola acaba nas mãos de Gustavo. Na segunda, Veiga atrasa para Gustavo pela segunda vezes sem que num adversário tenha tocado na bola. Correcta a decisão, de na primeira situação, os árbitros terem deixado seguir? De facto há um atraso, porém não é intencional: Após o corte e sem qualquer intenção por parte do jogador dos Cem Paus, a bola acaba por ir para o Guarda-Redes. A meu ver, não há intenção de atrasar deliberadamente a bola, DECISÃO CORRECTA. Já na segunda situação, a equipa de arbitragem considera duplo atraso. Correcta a decisão? Claramente. Gustavo, a passe de Veiga, toca duas vezes na bola sem que esta tenha tocado num adversário, mesmo que tenha passado o meio campo. DECISÃO CORRECTA.

1º Cartão Amarelo mostrado a Tiago. Mesmo à entrada da área, Tiago faz falta sobre um adversário que tinha apenas a baliza pela frente para rematar. Correcta a decisão? A falta é indiscutível. O cartão também. A cor do mesmo é que pode ser discutido, porém penso ter sido correcta. A falta ocorre antes de o jogador receber a bola, ou seja, não estavam reunidas a condições para uma clara oportunidade de golo. DECISÃO CORRECTA. A falta é fora da área? Claramente. DECISÃO CORRECTA.

2º Carão Amarelo a Paulinho. Na lateral, Paulinho faz falta por trás e evita que o jogador do Alfa siga para a baliza. Correcta a decisão? À luz das regras do Jogo a DECISÃO é CORRECTA. Trata-se de uma falta por trás que evita uma jogada perigosa, porém o amarelo é "puxadinho". Paulinho já tinha amarelo e a falta ocorre na linha lateral no meio campo, à luz do bom censo DECISÃO ERRADA.
O Guarda-Redes da equipa do Alfa, fora da área, utiliza o braço para dominar a bola? Dificil de analisar, porém parece que não há infracção. DECISÃO CORRECTA.

2º Cartão amarelo a Tiago. Após falhar um remate, Tiago chuta a bola para a baliza. O árbitro considera ou anti-desportivismo ou tentativa de agressão ao Guarda-Redes. Decisão correcta? Mais uma vez, à luz das leis do jogo, a DECISÃO é CORRECTA, mas nenhum árbitro expulsa um jogador por isto. Mais uma vez, chama-se bom senso. Agora, se o árbitro considera antidesportivismo, DECISÃO CORRECTA, por ter exibido o 2º amarelo (porém a reacção de Tiago surgem devido a uma insatisfação com o seu desempenho, assim sendo um arbitro não pode intervir). Se considera agressão ou tentativa, deveria ter sido exibido o vermelho directo. DECISÃO ERRADA.

Apesar de não sabermos em concreto os lances, existiram 3 situações, no mínimo, em que a equipa de arbitragem esteve mal ao não exibir o cartão amarelo aos jogadores do Alfa e uma dessas situações seria para 2º amarelo. Houve uma notória falta de critério.
Já após o apito final, o capitão de equipa, Gustavo, deveria ter sido expulso? Não sabemos se foi expulso ou não e por isso é que não classificamos a decisão. Porém não parece que tenha existido qualquer situação que o justifica-se. O capitão de equipa, a nosso ver, apenas queria transmitir a revolta que a equipa estava a sentir, pois fez uma grande exibição e foram em muito prejudicados pela equipa de arbitragem. Porém, Gustavo deve-se ter esquecido do que trás ao braço. Por mais motivos que tenha não pode ter uma reacção daquelas, ele que até tem sabido exercer, e muito bem, a função de capitão.
Jogo dos Seniores:
No lance que dá origem ao golo do Cem Paus, Paulo encontra-se à frente do Guarda-Redes do Luso. Há falta? Não. Paulo está apenas a perturbar a visão do adversário, e isso não é falta. DECISÃO CORRECTA.
Sem comentários:
Enviar um comentário