O TEU CLUBE, NO TEU SITE

counters

sábado, 16 de agosto de 2014

"Entra e saí ,saí e entra" -Paradigma da Formação

Cada vez são mais os casos de jogadores que fazem e desfazem; que dizem que ficam e depois saem; que entram e saem, saem e entram… um verdadeiro entra e sai. O problema destas situações não é, de forma alguma, a saída dos jogadores para outros clubes. Ninguém espera que um jogador fique a vida inteira no mesmo clube. O problema reside na forma como os jogadores saem e, ainda mais grave, na forma como eles continuam a ter como adquirido o seu regresso ao clube. Ninguém deve ver com maus olhos a saída de um jogador e muito menos o seu regresso quando a “condução” do seu processo de transferência é bem-feita. Um exemplo, a última equipa de formação a levar o clube a uma 1ª divisão, no ano seguinte á participação na 1ª divisão, transferiu-se quase toda para um outro clube e, agora, alguns deles até regressaram ao clube. Ninguém vê isso como um problema, isto porque a forma como os atletas saíram foi digna para o clube, uma vez que não disseram que ficavam, depois foram, depois voltaram e foram… O problema está no facto de os jogadores acharem que podem “brincar” desta forma com o clube e isto deve-se, também, à actuação dos responsáveis do clube que deixam que isto aconteça. Tem de chegar um momento em que a Direcção e os responsáveis pela formação – não é que isto apenas aconteça na formação, mas é onde tem mais evidência (só este ano tivemos, até agora, 4 casos deste tipo) – terão de dizer não ao regresso destes jogadores, independentemente da qualidade dos mesmos! Se isto não acontecer, criar-se-á um “fuço” entre o que é a realidade dos Seniores – uma equipa com estrutura e bem alinhavada – e a realidade da formação – não com jogadores que o clube quer, mas sim com jogadores que querem o clube, mas como segunda opção. Aos jogadores que saem desta forma, como a aqueles que saem a meio da época e depois decidem voltar, espero que se comece a fechar a porta e a dizer: “Agora, nós é que não te queremos aqui!”.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Entrevista a Diogo Nunes - Ex- jogador dos Juvenis

Fomos entrevistar Diogo Nunes, ex-jogador dos Juvenis do Cem Paus que agora representa o Santa Isabel. Tentamos esclarecer a sua saída mais atribulada e demos uma "olhada" ao que foi a época passada: 

[Blog] O Diogo era capitão, dos jogadores mais utilizados ao longo da época, dos jogadores mais acarinhados pela massa adepta do clube, a pergunta que eu lhe faço é muito directa: o que o levou a sair do Cem Paus e a aceitar a proposta do Santa Isabel?
[Diogo] O Santa Isabel tem os juvenis na 1ª divisão e como é lógico para um atleta isso conta muito. Mas no Cem paus faltava uma coisa (respeito) e por isso decidi sair do clube.

[B] Mas vamos-nos situar e já vamos ao que diz faltar no clube, o Diogo saiu do Cem Paus antes de ser conhecida a subida administrativa do Santa Isabel, como explica isto?
[D] Desde o inicio soube que os Cem paus não teria quase nenhuns jogadores para Juvenis e tive receio que não tivesse equipa para a próxima época.

[B] Não considera que, para um jogador que tão acarinhado era pelo clube, sair por esse "receio" não é um pouco egoísta?
[D] Sim ,é egoísta. Mas como referi há pouco, não havia respeito dentro da equipa e para mim isso conta muito. A meio da época tive para desistir por causa da falta de respeito.

[B] Mas o Diogo era o capitão e uma nova época estava para começar, não haveria "espaço" para isso se corrigir?
[D] Corrigir uma coisa que não foi corregida durante uma época inteira é praticamente impossível. Tinha de haver uma mão firme na equipa, coisa que não havia.

[B] A quem se refere quando diz que não havia mão firme?
[D] Mister joel. Não tendo nada contra ele, muito pelo contrário, mas tinha de ser mais duro, coisa que não era.

[B] Então, para si, a culpa do fracasso da época foi dele?
[D] Não disse isso. A culpa foi nossa, não da equipa técnica , mas poderia ser diferente com respeito dentro da equipa.

[B] Mas foi dos jogadores em que aspecto?
Porque nos não nos respeitávamos, mas apesar de tudo criei grandes amizades e aprendi muito.

[B] Regressando ao tema da sua saída, em algum momento deu garantias de ficar no Cem Paus?
[D] Não, apenas disse que ia pensar bem na minha vida.

[B] Obviamente que está pergunta não é inocente. Não foi exactamente isso que soubemos. Pelo que descobrimos, o Diogo terá dado garantias que ficava no clube, depois foi para o Santa Isabel, terá voltado para o clube e tempos mais tarde foi definitivamente para Canelas. Isto é verdade?
[D] Não foi assim. Eu fui treinar ao Santa Isabel, mas não tinha a certeza que ficava lá e vim ao Cem Paus e disse que assinava, mas decidi não ficar porque teria mais oportunidades no Santa Isabel.

[B] Últimas questões: Qual foi para si o momento mais marcante que viveu no clube?
[D] Quando lutamos juntos, com raça e amor, contra o Académica de Leça. Definitivamente um grande momento.

[B] Para si, quem foram os jogadores que mais se destacaram na época passada?
Tiago, Gustavo, João, Manel e, modéstia a parte, Eu.

[B] Tirando o Gustavo que não pode devido à idade, gostava de os ter ao seu lado?
[D] Óbvio que sim!

[B] O que leva como mais positivo da sua passagem no clube?
As amizades e o que aprendi .

[B] Algo que gostasse de dizer aos adeptos?
[D] Que gostei muito de passar por este Grande clube que é o Cem Paus e que tenho orgulho em poder ter representado esse grande clube.

[B] Muito Obrigado.
[D] De nada.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

"Esta direcção vale 0" Concorda ou Discorda?

Num dos comentários a uma das nossas publicações, um dos nossos leitores deixou a seguinte afirmação "Esta direcção vale 0". Assim sendo, decidimos lançar a discussão. Esta afirmação vem na sequência da discussão sobre a "politica" de construção do plantel da equipa Sénior para a época 2014/2015. Ao que tudo indica, cerca de seis jogadores que alinhavam na equipa na época passada, não entraram nas contas na próxima época. São eles Ivo e Tiago, capitães de equipa; Diogo Vilela, guarda-redes; Azevedo, Joel e Kals. A saída de parte da "prata da casa", como é o caso de Ivo e Tiago, e a dispensa de alguns jogadores, que no entender dos adeptos, terão sidos fulcrais no alcançar dos resultado da época passada, terão feito pairar algumas dúvidas em relação à Direcção e à politica para a nova época.
Porém, não nos podemos esquecer que foi esta mesma direcção que já levou a equipa a subir de divisão no escalão sénior - uma delas esta época - que levou o clube a conquistar o seu primeiro troféu de relevo - Taça Distrital do Porto - e que com isso, colocou a equipa a disputar uma prova Nacional com enorme importância, a Taça de Portugal! Podemos considerar uma Direcção com alguma "pequenez", mas isso não é necessariamente negativo. Esta direcção, apesar dos êxitos, tem sabido fazer uma gestão consciente e conhecedora das limitações do clube. Indiscutivelmente, esta direcção tem feito crescer o nome do Clube e, ao que tudo indica, esta época tomará uma decisão que continuará esse caminho: reactivará os escalões de formação (Iniciados e Juniores).
Apenas para elucidar, somos exactamente as mesmas pessoas que no passado criticamos esta (e outras) Direcções por algumas medidas tomadas, porém "o que é seu, a seu dono" e depois destes êxitos, esta Direcção merece um voto de confiança para esta nova época.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Saídas dos Escalões

Interrompemos as férias para dar conta das saídas que se vão verificando nos escalões. Apenas as saídas porque entradas teremos de esperar pela apresentação das equipas.
Nas saídas, o escalão dos Juvenis é o mais afectado. No total, foram 8 os jogadores da equipa do ano passado que deixaram a equipa e 4 deles deixaram mesmo o Clube. Diogo Silva, pela sua idade, na próxima época deverá alinhar nos Iniciados; pelo mesmo motivo, João Coelho e Gustavo Pereira subiram ao escalão de Juniores. Porém, não ficam por aqui as subidas ao escalão de Juniores: João Silva, ainda que não seja obrigado pela sua idade, deverá alinhar nos Juniores. Para fora do clube foram: Paulo Botelho e Miguel Oliveira, que rumaram ao Mirarmar, e Diogo Nunes e Diogo Tripeça, que alinharão no Santa Isabel. Pelo que conseguimos apurar, o clube de Canelas ainda tentou chegar a acordo com Tiago Teixeira e Gustavo Pereira, porém os dois jogadores que mais se evidenciaram na época passada deverão ficar no nosso clube. Assim sendo, dos 12 jogadores da época passada, apenas 4 irão fazer parte da equipa na época 2014/2015.
Nos seniores parece haver mais entradas do que saídas. Para já, estão oficializadas as renovações de Beleza, Tiago Fonseca, André Santos, Rúben Barbosa, Henrique Santos, Eloi e Paulo Costa. Sem renovação oficializada, mas que deverão estar no plantel para a época 2014/2015, uma vez que participaram no Torneio de Final de Época, são eles: Azevedo, Fernando, Ivo, Diogo Cardoso e Diogo Vilela. Fora dos planos parecem estar: Tiago (Guarda-Redes e Capitão); Kalls, que deverá rumar a Jaca; E Joel Monteiro, que ainda não foi apresentado como opção para a próxima época.

terça-feira, 17 de junho de 2014

FERNADO SILVA - Primeiras palavras do Técnico

São as primeiras palavras de Fernando Silva, o novo treinador do Escalão de Seniores, e deixam a ideia de rigor, trabalho e disciplina para que, no final da época, seja possível alcançar altos voos.
À conversa connosco, Fernando Silva diz sentir-se "honrado" com convite para treinar o GD Cem Paus e confessa que teve convites para outros clubes, porém o do GD Cem Paus foi o mais motivador: 

" De todos os convites que recebi, foi o mais interessante e mais motivador. Sinto-me honrado pelo convite do presidente. Gosto de desafios e este do Cem Paus é um muito interessante."


Confessou também que ainda não tomou contacto com o plantel e que por isso não pode adiantar muito sobre o futuro. Deixou ainda em "cima da mesa" a possibilidade de vir a reforçar a equipa: 


"Ainda não sei qual a qualidade do plantel ou quais os lugares a reforçar, mas com alguns treinos acho que no final deste mês já saberemos dizer qual será o nosso modelo de jogo a adoptar."


Em relação a objectivos, o treinador "recém-chegado" diz que gostaria de dar uma prenda aos adeptos no final da época:

 "Claro que gostaria de no final do campeonato dar uma prenda aos adeptos e ao presidente, prenda essa que passaria pela subida de divisão, mas vamos ver. Há que trabalhar com dignidade disciplina e muita força de vontade e elevar bem alto o nome deste clube."


Fica desde já, a vontade de "elevar bem alto o nome deste clube", uma vontade de todos nós e que parece já se estender ao novo corpo técnico! As melhores felicidades e ficamos à espera dessa tal "prendinha" ;)

domingo, 15 de junho de 2014

Fernando Silva: um histórico para fazer história...

O nosso clube talvez esteja neste momento a viver os melhores momentos da sua história. Após a vitória na 1ª Edição da Taça Distrital, a equipa alcançou, ainda que administrativamente, a subida ao principal escalão da AF Porto : a 1ª Divisão de Honra. É assim necessário ampliar os horizonte e os projectos do GD Cem Paus, sendo que na próxima época a equipa quererá, certamente, fazer uma excelente figura no escalão de maior visibilidade ao nível distrital. Por isso, o projecto para a época 2014-2015 começa desde já a ganhar forma. Foi conhecido hoje, dia 15 de junho, aquele que será treinador da equipa dos Seniores: Fernando Silva. 

Após finalizar a ligação com que tinha com o SC Arcozelo, o já experiente Fernando Silva rumou até ao comando técnico do Cem Paus, ainda que tivesse sido noticiada a sua ida para um clube "dos nacionais" - o que não se confirmou. 

Fernando Silva tem já experiência na 1ª Divisão de Honra da AF Porto, onde orientou o AC Carvalhido. Na primeira época, deixou a equipa na 12ª posição, ou seja, apenas a um lugar da linha de água. Na segunda época ao serviço do Carvalhido, o "mister" deixou a equipa um lugar acima da época passada: 11ª lugar. Finalmente, na 3ª época, o Carvalhido terminou numa prestigiante 6ª posição. No final da época 2012/2013, a sua última época no Carvalhido, Fernando Silva rumou do 1º escalão distrital para o último, para treinar o Arcozelo. Orientou a equipa do Arcozelo na 2ª divisão e terminou na segunda metade da tabela. No dia 6 de maio de 2014, a direcção do SC Arcozelo oficializou o fim de vinculo com Fernando Silva, dizendo que "o trabalho não deu os fruto desejados". 

Fernando Silva traz consigo o seu adjunto de longa data: Filipe Rodrigues. Os dois deverão já comandar a equipa no torneio Master Line "JOMA", no qual a equipa do Cem Paus participará e será co-organizador.

Para além destas mexidas, na equipa técnica, certamente que haverá mais no plantel, tentaremos acompanha-las e dar a conhecer os nossos leitores! 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

OS MELHORES DA ÉPOCA

 Terminada a época, demos a escolher aos nossos leitores aqueles que foram, no seu entender, os melhor da época. E aqui está o resultado... Para além da escolha dos nossos leitores, tomamos a liberdade de acrescentar um escolha nossa. Vamos então conhecer aqueles que foram os "melhores da época":

SENIORES: "Uma surpresa e uma certeza"
A escolha dos nossos leitores foi, à primeira vista, algo "surpreendente". Quando se podia pensar que o eleito seria Paulo ou Eloi, o eleito foi Fernando. À primeira vista, pode ser uma escolha algo estranha, mas a verdade é que é totalmente correcta. Fernando foi dos jogadores mais consistentes durante toda a época e dos que mais esforço e dedicação ofereceu ao clube e à camisola. Quem conhece o jogador, ou quem teve a oportunidade de conviver ou de ver os jogos em que ele jogos, sabe certamente que ele nunca desiste, dá sempre o máximo, não vira as costas! Foi assim ao longo de toda a época! Grande espírito de sacrifício e por isso uma "distinção" merecida.

A nossa escolha caiu sobre o Homem que, não sendo capitão, era uma autêntico líder dentro de campo. Errou algumas vezes, é certo. Mas quem não erra? A diferença entre um bom ou mau guarda-redes é a forma como se reage ao erro e Paulo é exímio nisso! Para muitos, foi ele um dos principais obreiros da conquista da Taça frente ao Santiago, mas isso foi um jogo. Seria redutor distinguir Paulo por apenas um jogo. Ele foi enorme em muitos, muitos jogos! Foi dos melhores. Esperemos que, tanto ele como Fernando (como de resto todos os jogadores) continuem na equipa.


JUVENIS: "Duelo de amigos"
 A escolha dos leitores para os Juvenis, não foi nada de surpreendente. A escolha, em condições normais, seria sempre entre Gustavo e Tiago. E recaiu sobre Gustavo. Ele e Tiago foram os melhores reforços da equipa do Juvenis e, quem sabe, para o futuro dos Cem Paus. Ainda que tenha sido muitas vezes considera do "Homem do Jogo", ainda assim, Gustavo não conseguiu ser suficiente... Bem tentou em alguns jogos, mas era algo difícil quando à sua frente tinha uma equipa completamente apática. Sem ele, as coisa poderiam ter sido muito piores. Teve, também ele, maus momentos; protagonizou um dos momentos mais "caricatos" e difíceis de explicar nesta época; foi capitão e perdeu a braçadeira, ainda assim continuou a ser um líder dentro do campo... É um excelente Guarda-Redes e foi realmente muito importante. Tem ainda muito para evoluir  e, ainda que já conte com muita experiência, ainda tem muita mais para adquirir. Na incerteza de irá, na próxima época, existir escalão de juniores, seria uma pena ver Gustavo a sair.

A nossa escolha recaiu, obviamente, sobre Tiago. Foi o melhor marcador da equipa e, em muitos jogos, foi mesmo importante. Não conseguiu, tal como Gustavo, chegar para as encomendas... Teve um momento na época em que esteve completamente "apagado", porém conseguiu regressar em grande. Caso fique (como todos desejamos), para o ano, será um jogador para ter em consideração! Se continuar a evoluir será um caso sério de sucesso, ainda que tenha de melhor a sua postura em campo.

Parabéns a todos os jogadores e em especial a estes 4 heróis!!!

web stats