O TEU CLUBE, NO TEU SITE

counters

sábado, 5 de abril de 2014

SENIORES: Ninguém escorregou

Existiam algumas dúvidas em relação à realização do jogo, pois o piso encontrava-se escorregadio, porém acabou mesmo por se realizar, ainda que este aspecto tenha condicionado o espectáculo. A verdade é que o Cem Paus, mesmo com o piso escorregadio, não "escorregou" e regressou às vitórias para o campeonato. O jogo até começou algo adormecido, porém após a pausa técnica pedida pelo treinador do Cem Paus - isto a meio da 1ª parte - e com as mexidas na equipa, o jogo transformou-se. Entrou Azevedo e, logo no primeiro remate à baliza, a fazer o golo! É o segundo jogo consecutivo a marcar e a abrir às hostes no que respeita aos golos - está a tornar-se uma "abre-latas"! Com o primeiro tudo se tornou mais fácil e Fernando, também acabado de entrar, minutos depois falhou a primeira tentativa de golo, mas à segunda fez o segundo para os Seniores! Estava feito o 2-0! Tempo depois, foi a vez de Kalls brilhar - ele que esteve excelente esta noite - e "marcar o ponto"! Foi através dele que a equipa do Cem Paus chegou o 3-0! A equipa do Mocidade poucas oportunidades de golo criou, porém terminou a primeira parte com uma bola no poste. Intervalo no Miranda de Carvalho e o Cem Paus vencia por 3-0!
A segunda parte começou como terminara a primeira, com a equipa visitante a enviar uma bola ao poste da baliza, na segunda parte, defendida por Diogo. Não foi só na bola ao ferro que a "cena" se repetiu: Carlos acabou por bisar na partida e fazer o 4-0 para o Cem Paus. Porém, o golo da noite ainda estava para vir! Foi Eloi quem protagonizou esse excelente momento de futsal: sozinho, o jogador do Cem Paus a picar a bola por cima do guarda-redes do Mocidade e esta a entrar na baliza! Um chapéu de abas largas! Excelente golo! Era o 5º para o Cem Paus! Ainda falta mais um golo e foi Cardoso quem fechou as contas! 6-0 para o Cem Paus! Até ao final da partida, a equipa do Mocidade ainda ameaçou a baliza de Diogo, porém este esteve muito bem e não permitiu o golo adversário, até mesmo nos dois livres de 10 metros que estes beneficiaram já perto do final da partida. Fim da partida e a equipa do Cem Paus a regressar às vitória para o campeonato, com uma vitória por 6-0 frente ao Mocidade Invicta.

JUVENIS: Herói improvável

Jogo a contar para a 28ª jornada do campeonato e os Juvenis na busca pela terceira vitória consecutiva em casa na recepção ao último classificado, a equipa do Guifonense. O jogo a começar da melhor forma para  a equipa do Cem Paus: Paulinho logo a abrir a partida, colocou a equipa da casa em vantagem! 1-0 para o Cem Paus. Logo nos minutos seguintes, o mesmo Paulinho, numa excelente jogada ofensiva da equipa dos Juvenis, a chegar ao segundo golo! Ainda cedo e a equipa do Cem Paus já vencia por 2-0 com dois golos de Paulo. Se na bancada, ou até mesmo dentro de campo, havia quem pensasse que o jogo ia ser fácil para a equipa dos Juvenis, a equipa do Guifonense tratou de "esfriar" os ânimos: na sequência de um pontapé de canto, a equipa visitante acabou por reduzir. Canto batido na direita e, com grande sorte, a bola a bater na perna de um defesa do Cem Paus e caprichosamente  a passar no meio das pernas de Tripeça. Ficou mal na fotografia o, agora, 12 do Cem Paus. Seguiu-se um período de maior aflição para a equipa da casa, principalmente nos canto. Num outro pontapé de canto, Tripeça quase que "borrava pintura", porém o poste salvou-o. O golo do empate acabaria por chegar e não houve nada que Tripeça pudesse fazer. Após uma vantagem de dois golos, a equipa do Juvenis a permitir o empate. Porém, antes do apito para o intervalo, João colocou a equipa do Cem Paus a vencer! Estava feito o 3-2 na partida!
No regresso das cabines, a equipa da casa voltou a tremer e se não fosse Marrios - o herói improvável - a equipa do Guifonense teria chegado do golo. Um conjunto de defesas do número 15 do Cem Paus. Na tarde em que Tripeça "escorregou"; Marrios segurou. O momento era delicado, pois a equipa ou marcava o 4º ou arriscava-se a sofrer o empate. Ricardo tratou do assunto e fez o 4-2! Minutos depois, o "ponto final" na partida: Veiga cruza para a área e o número 15 do Guifonense a colocar a bola dentro da baliza. Esta feito o resultado final! A equipa do Cem Paus conquista assim a 3ª vitória consecutiva.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

SENIORES: Agora a historia é outra

Neste sábado, a historia é outra e a equipa dos Seniores, após terem conseguido alcançar a vitória que deu acesso à final da taça distrital, voltam agora ao campeonato, principal competição e objectivo da equipa; objectivo esse que passa pela subida de divisão. Para o campeonato, a equipa já não vence há dois jogos consecutivos e desceu para a quinta posição na tabela classificativa, posição que não da direito à tão esperada subida. Já há muito que a equipa se via fora dos lugares de promoção, mas depois de ter sido derrotado nos últimos dois jogos fora, frente ao Fonte Moura e Pedras Rubras, acabaram por, inevitavelmente, descer na classificação. Porém, regressam ao seu "reduto" para regressarem às vitória. O jogo deste sábado é frente ao Mocidade Invicta, equipa que se encontra no 14º lugar, ou seja, no antepenúltimo lugar e na luta pela manutenção. Por isso, será certamente um jogo de grande dificuldade, ainda que a equipa do Mocidade já não vença há 5 jogos consecutivos e seja o pior ataque da prova e a terceira pior defesa. A dificuldade pode aumentar com a pressão de apenas faltarem 6 jogos para o final do campeonato e, também, por algum cansaço que possa vir a ser demonstrado pelo facto da equipa ter jogado na 3ª feira. O jogo arranca às 21 horas de sábado no Pavilhão Prof. Miranda de Carvalho, Vila D'este! Apareça!

COMENTÁRIO:
Teoricamente, este jogo não se antevê como difícil, porém será um erro fazer essa análise. O jogo pode vir a tornar-se difícil para equipa do Cem Paus por diversos factores: primeiro, a equipa pode apresentar algum cansaço fruto do jogo de terça feira; segundo, o Mocidade está a lutar por não descer e isso pode acabar por fazer com que a equipa se transcenda; e por último, algum tipo de pressão que possa existir na equipa uma vez que nos aproximamos do fim da época e a equipa tem «margem zero» na luta pela subida, pois ainda tem jogos de grande dificuldade, enquanto os seus directos adversário estão mais beneficiados no calendário, e ainda pela "pressão" de regressar ás vitórias após dois jogos a perder. Já para não falar da conjecturada teoria de que a equipa dos Seniores se "dão" mal com equipas pequenas - recordamos que a última derrota em casa foi frente ao penúltimo classificado, desde esse jogo apenas vitórias em casa (4 consecutivas).

JUVENIS: Em busca da 3ª seguida

A equipa dos Juvenis recebe este sábado a equipa do Guifonense que se encontra isolado no último lugar da tabela classificativa, com 12 pontos. O encontro pode parecer fácil para a equipa dos Juvenis, mas não é assim que os jogadores devem olhar para este. A equipa do Guifonense já não vence há seis jogos consecutivos e, fora de casa, ainda não pontuou no ano de 2014, ainda assim a equipa da Maia certamente que olhará para esta partida como uma possibilidade de pontuar e iniciar uma fuga ao último lugar. O Guifonense é, simultaneamente, o pior ataque e defesa da prova, tendo já somado 132 golos sofridos e apenas 36 marcados. Já a equipa do Cem Paus tem todas as condições para somar a 3ª vitória consecutiva em casa, algo inédito esta época, e assim quase que garantir que não terminarão no último lugar do campeonato. Os jogos frente aos últimos classificados nunca são "pêra" fácil para os nossos Juvenis, recordamos o jogo frente ao Santana, porém repetir o feito da 1ª volta - jogo que o Cem Paus venceu por 5-2 (única vitória por mais de um golo de vantagem) -  apenas depende do estado de espírito da equipa. Certamente que quererão manter a boa forma dos últimos jogos. Concentração, confiança, vontade e bom futsal são os "ingredientes" que a equipa deve ter para vencer a equipa do Guifonense. Esperamos uma vitória! Força equipa!!!

COMENTÁRIO:
Outro resultado que não seja a vitória, a nosso ver, constituirá uma surpresa para todos. Não que esta equipa do Guifonense seja extremamente fácil e que isso permita um relaxamento por parte dos Juvenis, mas pelo facto da nossa equipa ser, claramente, superior ao Guifonense, não fosse este último classificado, pior defesa e ataque do campeonato e equipa derrotada na 1ª volta por 5-2. Aqueles que já possam pensar em goleadas ou em resultados mais expressivos, não o devem fazer; o importante é a vitória e resultado vem depois, quando se faz o contrário podemos correr o risco de sair derrotados (como já aconteceu). De facto este jogo tem uma importância chave, não só por, em caso de vitória, ser o 3º jogo consecutivo a vencer em casa, mas também porque será certamente a garantia de que a equipa não terminará em último lugar, o que parece já uma realidade difícil. Só depende da equipa tornar o jogo fácil ou difícil.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pós-Jogo

Taça Distrital de Seniores
GD Cem Paus 5 - 2 ADC Santa Isabel

Antes de tudo, dar os parabéns a todos os atletas que de facto demonstram grande garra e mostraram o que é "sentir" a camisola; a toda a equipa técnica, que esteve muito bem na forma como abordou o jogo de início ao fim, mesmo com algumas baixas; aos adeptos que estiveram presentes - podiam ter sido mais, é certo -, mas foram exemplares e colocaram o pavilhão ao rubro como já há muito não se via/ouvia e isso acabou por chegar aos jogadores dentro de campo;  e finalmente à direcção e todo o corpo directivo pela grande aposta feita nesta equipa que, agora, começa a dar frutos, porém ainda à muito mais para fazer. Resumindo e abreviando, todo o clube está de parabéns - até mesmo aqueles que preferiram ficar em casa  no sofá enquanto os adeptos do Santa Isabel enchiam o nosso pavilhão.
Tratou-se de um jogo bastante equilibrado, principalmente na primeira parte, apesar do resultado final fazer transparecer algum desequilíbrio que dentro de campo, tirando os 10 minutos iniciais da 2ª parte, não se verificou. A primeira parte foi algo comedida de parte a parte, ambas as equipas poderiam ter chegado ao golo, mas o objectivo, tanto de um lado como do outro, parecia passar mais por ver o que o adversário fazia e isso fez com que a primeira parte, ao nível do espectáculo, não tivesse sido tão exuberante, porém ao nível técnico-táctico foi bom de ver a forma como as equipas se procuravam encaixar uma na outra e criar lances de perigo, mas ao mesmo tempo sem se "desprotegerem". No final da primeira parte, se o empate se tivesse mantido, não teria sido injusto para nenhuma das equipas. Porém a equipa do Cem Paus acabou por ter um bocadinho de sorte - não que os golos tenham surgido por mera sorte - no momento em que chega aos golos. Marcou um golo no final da primeira parte e outro logo no início da segunda, algo que qualquer treinador deseja. Poderia ter chegado ao golo logo no início da partida, mas isso talvez tivesse resultado numa reacção do Santa que acabaria por não ser positiva para o Cem Paus. Depois dos golos, a forma como a equipa se comportou em campo, procurando ampliar a vantagem, é digna de registo. Talvez fosse esperado mais por parte da equipa do Santa Isabel que, em momento algum, se mostrou capaz de dar a volta ao resultado. A vitória e a passagem à final são totalmente merecidas para a equipa dos Seniores.
Agora na final ( e teremos tempo de abordar mais aprofundadamente este assunto) o pensamento só pode ser de vitória, mas de alguma humildade, uma vez que o adversário é de um escalão superior, mas o GD Cem Paus nada tem a perder.  

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Análise de Arbitragem

 Seniores: GD Cem Paus 5 - 2 ADC Santa Isabel

 Foi uma boa arbitragem de dois bons árbitros que souberam gerir o jogo de uma forma inteligente, com uma boa gestão das faltas e dos cartões. Porém, segundo a nossa análise, erraram nos em dois lances "capitais" do jogo e nesse sentido a equipa do Santa pode ter alguma razão de queixa. Fazer ainda referência ao uso equipamento de comunicação e ao aquecimento realizado pela dupla antes do início do jogo - algo que não é frequente nos árbitros.

Análise aos lances mais polémicos:
Lance do 3º golo da equipa do Cem Paus: O árbitro Hugo Ferreira assinala falta sobre o jogador dos Cem Paus por pertença obstrução por parte de um jogador do Santa Isabel. Há falta?  Na nossa análise, não. O choque entre os dois jogadores ocorre, porém o jogador do Santa Isabel estava parado em frente ao jogador do Cem Paus e este é que choca contra o adversário. A DECISÃO É ERRADA, uma vez que o jogador do Santa Isabel já tinha a posição defendia e não se moveu para obstruir o adversário. Para além disso, momentos depois, no meio campo do Cem Paus, a situação acaba por se repetir e o árbitro, desta vez Sérgio Magalhães, nada assinala.

Lance do 4º golo da equipa do Cem Paus - Grande Penalidade: O árbitro Sérgio Magalhães a considerar que o guarda-redes, dentro da sua área, carregou em falta Eloi com os braços. Assinalou grande penalidade e exibiu o cartão amarelo. Correcta a marcação da grande penalidade? Não, DECISÃO INCORRECTA. Existe contacto entre o guarda-rede e Eloi, porém não parece ser suficiente para ser assinalada falta. Eloi acaba por "cavar" uma falta que, certamente, num Benfica-Sporting não serie assinalada.

A amostragem do cartão é correcta? Sim, DECISÃO CORRECTA. Havendo falta, obviamente, que o amarelo tem de ser exibido ao infractor, neste caso ao guarda-redes. Mais do que amarelo seria impensável.

Cartão amarelo exibido ao guarda-redes do Santa Isabel por falta no meio campo. Correcta a decisão? Sim, DECISÃO CORRECTA. Primeiro dizer que não era o mesmo guarda-redes, obviamente, que já tinha sido admoestado. Segundo, o cartão é bem mostrado uma vez que o guarda-redes, recorrendo à infracção, trava um lance de perigo iminente, sendo que a baliza estava "deserta".

Cartão amarelo exibido a Cardoso por, supomos, pertença simulação: Na linha do meio campo, Cardoso caí depois de uma entrada do guarda-redes. O árbitro mostrou o cartão amarelo ao jogador dos Cem Paus. Correcta a decisão? Sim, CORRECTA. Se a amostragem se deveu a uma pertença simulação correctíssima. Se se tratou de uma situação de palavras ou pedido de falta/amarelo para o guarda-redes - uma vez que seria o segundo - também foi correcto.


Nos momentos de cinco para quatro, quando o Santa perdia a bola e esta sobrava para Diogo (Guarda-Redes), este era obstruído por um jogador do Santa Isabel para não jogar a bola, ainda que sem contacto. Alguma irregularidade? Segundo as leis do jogo, o guarda-redes não pode, dentro da sua área, ser obstruído no momento de repor a bola em jogo, o que aconteceu. Porém, uma vez que não existiu contacto e é algo frequente e legitimo, é compreensível que os árbitros nada tenham assinalado.


terça-feira, 1 de abril de 2014

SENIORES: Não, não é mentira! Estamos na Final!

"Duas equipas, um lugar na final!" Tudo se resumia a isto. Duas equipas ambiciosas que tudo fizeram para marcar um lugar na final, mas no fim venceu a melhor: a equipa do GD Cem Paus.
Perante um pavilhão cheio, com muitos adeptos da equipa do Santa Isabel e também um bom número de adeptos da equipa dos Cem Paus, que foram incansáveis no apoio à equipa. Antes do jogo propriamente dito, fazer referência à equipa de arbitragem, Sérgio Magalhães e Hugo Ferreira, que estiveram, juntamente com as equipas, no terreno de jogo a realizar exercícios de aquecimento, algo pouco vulgar, mas que porém deveria ser visto por todos os outros árbitros como um exemplo.
Início da partida, a equipa dos Cem Paus a alinharem com Diogo na baliza, talvez a maior surpresa, mas que esteve impecável durante todo o jogo; Eloi; Ivo, que foi o capitão mesmo com a presença de Tiago; Cardoso e Fonseca. Logo no início da partida, a equipa dos Cem Paus a marcarem "presença" e, por Ivo, a enviarem a bola ao poste. Porém do outro lado a equipa do Santa também se queira fazer notar e na resposta a equipa de Canelas, também, a enviar a bola ao poste: remate muito bem colocado, que deixa Diogo batido, mas que porém, para sorte dos Cem Paus, embateu na base interior do poste e a saiu pela linha lateral. De seguida, Ivo, mais uma vez, a enviar uma bola ao ferro, porém desta vez foi na sua baliza: na intenção de cortar a bola, o capitão dos Cem Paus a enviar a bola à trave com Diogo fora da baliza. Felizmente, passou o susto. Depois destes momentos de maior sobressalto nos dois lados do campo, o jogo a entrar num momento de maior calma. Ainda assim, durante este período, foi a equipa do Santa que criou mais perigo, mas Diogo respondeu muito bem na chamada à titularidade. No final da primeira parte, quando faltava 2 minutos, a equipa dos Cem Paus consegue, finalmente, chegar ao golo: foi Azevedo que descaído para a direita do ataque do Cem Paus, rematou para a baliza e, com a ajuda do Guarda-Redes do Santa Isabel, a fazer o primeiro no jogo! 1-0 para o Cem Paus. Ainda nos momentos finais, Kals, de costas para a baliza e de calcanhar, quase a fazer o dois a zero, valeu a grande elasticidade do guardião visitante.
Intervalo no Miranda de Carvalho e a equipa do Cem Paus ia vencendo por 1-0. Melhor seria impossível Ou talvez não... No regresso das cabines, ainda no 1º minuto dao segundo tempo, a equipa do Cem Paus a chegar aos dois golos de vantagem! Foi Kals que tornou tudo mais fácil ao fazer o 2-0! Era esperada uma resposta da equipa do Santa, que se verificou, ainda que muito ténue, mas quem chegou ao golo foi a equipa da casa: livre no meio do meio campo do Santa Isabel, Azevedo a colocar a bola na esquerda e, na entrada da área, Fonseca a rematar para dentro da Baliza! Excelente execução de Fonseca e o 3º para o Cem Paus. Recordo que ainda se jogavam os primeiros 10 minutos da segunda parte. A equipa da casa não tirou o pé do acelerador e, num lançamento longo de Diogo para a área adversária, Eloi a ser carregado em falta pelo guarda-redes adversário e o árbitro, ainda que tardiamente (talvez fruto da comunicação com o seu parceiro), a assinalar grande penalidade e a mostrar o amarelo ao guarda-redes do Santa Isabel. Eloi para marcar e não falhou! Estava feito o 4-0 e Eloi a agradecer aos adeptos que já se faziam sentir nesta altura. A equipa do Santa Isabel ainda conseguiu reduzir para 4-1, mas a equipa do Cem Paus foi atrás de mais golos: e Cardoso teve duas oportunidade seguidas para fazer o golo, quando apenas tinha o guarda-redes pela frente... porém falhou. Como me diz: "à terceira é de vez" e assim foi: já dentro da área e junto ao 1º poste, Cardoso a fazer a bola passar por entre as pernas do guarda-redes do Santa e a fazer o 5-1!!! Até ao final, a equipa do Santa foi tentado chegar ao golo (até usando o guarda-redes avançado), mas de nada valeu. O pavilhão estava ao rubro e a equipa empolgada pelos adeptos, a não permitir o golo quase até ao final do jogo. Foi então que, quase sobre o apito final, a equipa do Santa estabeleceu o resultado final em 5-2. Final do jogo e a equipa dos Cem Paus está na final!!!
Parabéns aos jogadores, à equipa técnica e ainda aos adeptos que foram extraordinários (principalmente os jogadores da equipa de Juvenis)! A vitória também é vossa!

web stats