O TEU CLUBE, NO TEU SITE

counters

domingo, 31 de agosto de 2014

Liga de Gaia


 Hoje, damos a conhecer uma "estreia" para esta época 2014/2015, a "Liga de Gaia". Esta será uma "liga virtual" entre os clube de Gaia. O calculo matemático para o alcance do coeficiente que ditará o lugar de cada um dos clubes terá em conta: o número de escalões dos clubes; a divisão em que os clubes actuam; o número de jogos efectuados pelos clubes; os golos marcados e sofridos pelas equipas; entre outros indicadores que permitiram alcançar um valor que determinará a posição que o clube ocupará. Uma pequena brincadeira que lançamos neste Blog, mas que tem uma base totalmente real e, quem sabe, poderá definir quem será, nesta época, a melhor equipa de Gaia!


Primeiramente, damos a conhecer os resultados da "Liga de Gaia" na época 2013-2014, que terminou com o Jaca em primeiro lugar! Com um coeficiente de 2.273, o Jaca foi o clube que matematicamente melhores resultados obteve na época passada, muito por "culpa" da excelente época da sua equipa Sénior. Em segundo lugar, surge a equipa do JD de Gaia, com um coeficiente de 1.977. Ainda que sem um resultado de "grande" destaque, a equipa do JD de Gaia tem todos os seus escalões nas 1ªs Divisões da AF Porto. Em terceiro lugar, o único clube de Gaia  com presença no 1º escalão do Futsal Nacional: Modicus Sandim. Ainda que não tenha feito uma época excepcional, no que aos campeonatos diz respeito, quer ao nível dos Seniores, quer nos escalões de formação - demonstrativo disso foi a despromoção do escalão de Juniores à 2ª Divisão - o facto de ter alcançado as Meia-Finais da Taça de Portugal fez com que alcançasse a 3ª posição nesta "liga". Em terceiro, o Santa Isabel que alcançou na época 203-2014 duas subidas de Divisão. A excelente campanha do escalão de Juvenis na 2ª Divisão da AF Porto e dos Seniores na 2ª Divisão e na Taça Distrital, valeram ao Santa um coeficiente de 1.778 e o respectivo 4º lugar. Em 5º. a nossa equipa! Com um coeficiente "salvo" pela boa prestação dos Seniores na 1ª Divisão da AF Porto, mas, principalmente, pela vitória na Taça Distrital e prejudicado pelos resultados dos Juvenis na época passada, o Cem Paus alcançaram 1.270. Em penúltimo lugar, com um coeficiente de 0.891, a equipa do Arcozelo. Apesar de não terem feito uma péssima época, também não conseguiram nenhuma promoção. Em último lugar, uma equipa que já nos habituou a grande êxitos mas que na época passada deixaram muito a desejar: o Miramar. Foram 3 as despromoções (Seniores, Juvenis e Infantis) e não foram 4 porque os Juniores conseguiram "à rasquinha" salvar o clube da despromoção. Foram apenas os Iniciados que conseguiram "salvar" a época do clube que agora voltou a mudar de nome!

A seguinte "classificação" apresenta os coeficientes do escalão de Seniores de cada um dos Clubes. Jaca volta a liderar, seguido do Santa Isabel; em 3º lugar segue-se o nosso clube; 4º a equipa do Modicus; depois, em 5º a equipa do Juventude de Gaia; e, finalmente, SC Arcozelo e Miramar.

Como é possível de detectar, existe uma troca nas posições de Modicus e JD de Gaia




sábado, 30 de agosto de 2014

INICIADOS 2014-2015

No ano de regresso do escalão de Iniciados ao nosso clube, a equipa começa o campeonato fora de casa frente ao Restauradores Brás Oleiro. A primeira jornada em casa será no fim de semana de 10 e 11 de Outubro frente ao Arsenal da Parada. O campeonato da 2ª Divisão Série 1 de Juniores C é composto por 16 equipas, ou seja, 30 jornadas. Para além das duas equipas de Gaia, Santa Isabel e Arcozelo, a equipa dos Iniciados terão como adversários equipas como: Junqueira, Iniciação S. Roque Matosinho Futsal, Pedras Rubras, Alfa Académico, Paraíso da Foz, Lomba, Balio Futsal, Santa Cruz, entre outras. O campeonato tem início marcado para a o fim de semana de 4 e 5 de Outubro e terminaram a 10 de Maio de 2015 com uma deslocação a Canelas, a casa do Santa Isabel às 9:00.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

JUNIORES 2014-2015

Com início do campeonato marcado para o dia 20 de Setembro, o escalão de Juniores será o primeiro a entrar em competição na época 2014-2015. Serão os primeiros e últimos, uma vez que o fim do campeonato será apenas no dia 30 de maio de 2015. Um campeonato longo com 19 equipas e 36 jogos para cada equipa e que começa fora de casa frente à equipa do GCR Vermoim. Na série 1 da 2ª Divisão de Juniores, o Cem Paus defrontará equipas como o AC Pedras Rubras, o Académica de Leça, Restauradores Brás Oleiro, Póvoa Futsal, Paraízo da Foz, Santa Cruz, Cruzeiro Santana, Santana, Ases de Leça e Matosinhos Futsal e o Arsenal da Parada, equipa com quem encera o campeonato (fora de casa). Para além destas equipas, a nossa equipa de Juniores terá ainda como adversários os "rivais" de gaia: ADC Santa Isabel, Jaca FC, Modicus Sandim e o Arcozelo. Os "derbys" de Gaia serão seguidos: à nona jornada (28ª na segunda volta) os Juniores defrontam o Modicus; segue-se, na 10ª jornada (29ª na segunda volta), o Santa Isabel; na jornada seguinte (11ª e 30ª) é a vez de defrontar o Arcozelo; e, por fim, à 12ª e 31ª, é a vez do "clássico" frente ao Jaca, primeiro em casa e depois fora.Um vez que o campeonato tem 19 equipas, todas as jornadas uma equipas folgará, o Cem Paus tem as suas folgas à jornada 14ª e 33ª.

Depois de saber com que equipas os Juniores se vão defrontar, sugerimos que vote na nossa sondagem e que nos diga até onde esta equipa pode chegar nesta nova época. As votações estarão abertas até ao início do campeonato.  

SENIORES 2014/2015

Numa divisão exclusivamente com equipas que na época passada alinhavam na 1ª Divisão, o Cem Paus vai, obviamente, defrontar algumas equipas já conhecidas, são elas: Fonte Moura, 1º classificado na 1ª Divisão; Alfa Académico, terminou em 3º na época passada; Bom Pastor, que foi 4ª à frente do Cem Paus; o Juventude de Gaia, 6º na época passada; e o AC Pedras Rubras, a última equipa da Série 1 a subir de Divisão, tendo terminado em 7º. O campeonato arranca em casa frente a uma das equipas acima mencionadas: o Alfa Académico, equipa que no ano passado venceu por 3-0 no Miranda de Carvalho. Antes do arranque no campeonato, a equipa iniciará oficialmente a época 2014/2015 com uma deslocação a casa do Bom Pastor, num jogo a contar para a Taça Distrital. O Cem Paus está inserido no grupo 4, onde irá defrontar, também aqui, equipas que defrontou na época passada: Fonte Moura, Alfa Académico, Juventude de Gaia e Bom Pastor. A equipa folga na primeira jornada, que decorrerá entre 26 e 28 de Setembro, e entra em acção na 2ª jornada, prevista para os dias 3, 4 e 5 de Outubro. Para o campeonato, o Cem Paus defrontará ainda: Chave Clube Freamunde - 1ª na Série 2; GD "Os Romanos" - 2º Série 2; Águias Eiriz - 3º Série 2; GDC Escolas Modelos - 4ª Série 2; AM Granja - 5ª Série 2; JD Águas Santas - 6º Série 2; ADRS São Pedro Fins - 7º Série 2; e, por último, Balantuna FC, que terminou em 8º, mas por desistência do União de Custóias (2º classificado na Série 1) alcançou a promoção. Os Seniores terminaram o campeonato em casa frente ao Juventude de Gaia no dia 16 de Maio de 2015 às 21:15. 

Depois de saber com que equipas os Seniores se vão defrontar, sugerimos que vote na nossa sondagem e que nos diga até onde esta equipa pode chegar nesta nova época. As votações estarão abertas até ao início do campeonato.  

sábado, 16 de agosto de 2014

"Entra e saí ,saí e entra" -Paradigma da Formação

Cada vez são mais os casos de jogadores que fazem e desfazem; que dizem que ficam e depois saem; que entram e saem, saem e entram… um verdadeiro entra e sai. O problema destas situações não é, de forma alguma, a saída dos jogadores para outros clubes. Ninguém espera que um jogador fique a vida inteira no mesmo clube. O problema reside na forma como os jogadores saem e, ainda mais grave, na forma como eles continuam a ter como adquirido o seu regresso ao clube. Ninguém deve ver com maus olhos a saída de um jogador e muito menos o seu regresso quando a “condução” do seu processo de transferência é bem-feita. Um exemplo, a última equipa de formação a levar o clube a uma 1ª divisão, no ano seguinte á participação na 1ª divisão, transferiu-se quase toda para um outro clube e, agora, alguns deles até regressaram ao clube. Ninguém vê isso como um problema, isto porque a forma como os atletas saíram foi digna para o clube, uma vez que não disseram que ficavam, depois foram, depois voltaram e foram… O problema está no facto de os jogadores acharem que podem “brincar” desta forma com o clube e isto deve-se, também, à actuação dos responsáveis do clube que deixam que isto aconteça. Tem de chegar um momento em que a Direcção e os responsáveis pela formação – não é que isto apenas aconteça na formação, mas é onde tem mais evidência (só este ano tivemos, até agora, 4 casos deste tipo) – terão de dizer não ao regresso destes jogadores, independentemente da qualidade dos mesmos! Se isto não acontecer, criar-se-á um “fuço” entre o que é a realidade dos Seniores – uma equipa com estrutura e bem alinhavada – e a realidade da formação – não com jogadores que o clube quer, mas sim com jogadores que querem o clube, mas como segunda opção. Aos jogadores que saem desta forma, como a aqueles que saem a meio da época e depois decidem voltar, espero que se comece a fechar a porta e a dizer: “Agora, nós é que não te queremos aqui!”.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Entrevista a Diogo Nunes - Ex- jogador dos Juvenis

Fomos entrevistar Diogo Nunes, ex-jogador dos Juvenis do Cem Paus que agora representa o Santa Isabel. Tentamos esclarecer a sua saída mais atribulada e demos uma "olhada" ao que foi a época passada: 

[Blog] O Diogo era capitão, dos jogadores mais utilizados ao longo da época, dos jogadores mais acarinhados pela massa adepta do clube, a pergunta que eu lhe faço é muito directa: o que o levou a sair do Cem Paus e a aceitar a proposta do Santa Isabel?
[Diogo] O Santa Isabel tem os juvenis na 1ª divisão e como é lógico para um atleta isso conta muito. Mas no Cem paus faltava uma coisa (respeito) e por isso decidi sair do clube.

[B] Mas vamos-nos situar e já vamos ao que diz faltar no clube, o Diogo saiu do Cem Paus antes de ser conhecida a subida administrativa do Santa Isabel, como explica isto?
[D] Desde o inicio soube que os Cem paus não teria quase nenhuns jogadores para Juvenis e tive receio que não tivesse equipa para a próxima época.

[B] Não considera que, para um jogador que tão acarinhado era pelo clube, sair por esse "receio" não é um pouco egoísta?
[D] Sim ,é egoísta. Mas como referi há pouco, não havia respeito dentro da equipa e para mim isso conta muito. A meio da época tive para desistir por causa da falta de respeito.

[B] Mas o Diogo era o capitão e uma nova época estava para começar, não haveria "espaço" para isso se corrigir?
[D] Corrigir uma coisa que não foi corregida durante uma época inteira é praticamente impossível. Tinha de haver uma mão firme na equipa, coisa que não havia.

[B] A quem se refere quando diz que não havia mão firme?
[D] Mister joel. Não tendo nada contra ele, muito pelo contrário, mas tinha de ser mais duro, coisa que não era.

[B] Então, para si, a culpa do fracasso da época foi dele?
[D] Não disse isso. A culpa foi nossa, não da equipa técnica , mas poderia ser diferente com respeito dentro da equipa.

[B] Mas foi dos jogadores em que aspecto?
Porque nos não nos respeitávamos, mas apesar de tudo criei grandes amizades e aprendi muito.

[B] Regressando ao tema da sua saída, em algum momento deu garantias de ficar no Cem Paus?
[D] Não, apenas disse que ia pensar bem na minha vida.

[B] Obviamente que está pergunta não é inocente. Não foi exactamente isso que soubemos. Pelo que descobrimos, o Diogo terá dado garantias que ficava no clube, depois foi para o Santa Isabel, terá voltado para o clube e tempos mais tarde foi definitivamente para Canelas. Isto é verdade?
[D] Não foi assim. Eu fui treinar ao Santa Isabel, mas não tinha a certeza que ficava lá e vim ao Cem Paus e disse que assinava, mas decidi não ficar porque teria mais oportunidades no Santa Isabel.

[B] Últimas questões: Qual foi para si o momento mais marcante que viveu no clube?
[D] Quando lutamos juntos, com raça e amor, contra o Académica de Leça. Definitivamente um grande momento.

[B] Para si, quem foram os jogadores que mais se destacaram na época passada?
Tiago, Gustavo, João, Manel e, modéstia a parte, Eu.

[B] Tirando o Gustavo que não pode devido à idade, gostava de os ter ao seu lado?
[D] Óbvio que sim!

[B] O que leva como mais positivo da sua passagem no clube?
As amizades e o que aprendi .

[B] Algo que gostasse de dizer aos adeptos?
[D] Que gostei muito de passar por este Grande clube que é o Cem Paus e que tenho orgulho em poder ter representado esse grande clube.

[B] Muito Obrigado.
[D] De nada.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

"Esta direcção vale 0" Concorda ou Discorda?

Num dos comentários a uma das nossas publicações, um dos nossos leitores deixou a seguinte afirmação "Esta direcção vale 0". Assim sendo, decidimos lançar a discussão. Esta afirmação vem na sequência da discussão sobre a "politica" de construção do plantel da equipa Sénior para a época 2014/2015. Ao que tudo indica, cerca de seis jogadores que alinhavam na equipa na época passada, não entraram nas contas na próxima época. São eles Ivo e Tiago, capitães de equipa; Diogo Vilela, guarda-redes; Azevedo, Joel e Kals. A saída de parte da "prata da casa", como é o caso de Ivo e Tiago, e a dispensa de alguns jogadores, que no entender dos adeptos, terão sidos fulcrais no alcançar dos resultado da época passada, terão feito pairar algumas dúvidas em relação à Direcção e à politica para a nova época.
Porém, não nos podemos esquecer que foi esta mesma direcção que já levou a equipa a subir de divisão no escalão sénior - uma delas esta época - que levou o clube a conquistar o seu primeiro troféu de relevo - Taça Distrital do Porto - e que com isso, colocou a equipa a disputar uma prova Nacional com enorme importância, a Taça de Portugal! Podemos considerar uma Direcção com alguma "pequenez", mas isso não é necessariamente negativo. Esta direcção, apesar dos êxitos, tem sabido fazer uma gestão consciente e conhecedora das limitações do clube. Indiscutivelmente, esta direcção tem feito crescer o nome do Clube e, ao que tudo indica, esta época tomará uma decisão que continuará esse caminho: reactivará os escalões de formação (Iniciados e Juniores).
Apenas para elucidar, somos exactamente as mesmas pessoas que no passado criticamos esta (e outras) Direcções por algumas medidas tomadas, porém "o que é seu, a seu dono" e depois destes êxitos, esta Direcção merece um voto de confiança para esta nova época.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Saídas dos Escalões

Interrompemos as férias para dar conta das saídas que se vão verificando nos escalões. Apenas as saídas porque entradas teremos de esperar pela apresentação das equipas.
Nas saídas, o escalão dos Juvenis é o mais afectado. No total, foram 8 os jogadores da equipa do ano passado que deixaram a equipa e 4 deles deixaram mesmo o Clube. Diogo Silva, pela sua idade, na próxima época deverá alinhar nos Iniciados; pelo mesmo motivo, João Coelho e Gustavo Pereira subiram ao escalão de Juniores. Porém, não ficam por aqui as subidas ao escalão de Juniores: João Silva, ainda que não seja obrigado pela sua idade, deverá alinhar nos Juniores. Para fora do clube foram: Paulo Botelho e Miguel Oliveira, que rumaram ao Mirarmar, e Diogo Nunes e Diogo Tripeça, que alinharão no Santa Isabel. Pelo que conseguimos apurar, o clube de Canelas ainda tentou chegar a acordo com Tiago Teixeira e Gustavo Pereira, porém os dois jogadores que mais se evidenciaram na época passada deverão ficar no nosso clube. Assim sendo, dos 12 jogadores da época passada, apenas 4 irão fazer parte da equipa na época 2014/2015.
Nos seniores parece haver mais entradas do que saídas. Para já, estão oficializadas as renovações de Beleza, Tiago Fonseca, André Santos, Rúben Barbosa, Henrique Santos, Eloi e Paulo Costa. Sem renovação oficializada, mas que deverão estar no plantel para a época 2014/2015, uma vez que participaram no Torneio de Final de Época, são eles: Azevedo, Fernando, Ivo, Diogo Cardoso e Diogo Vilela. Fora dos planos parecem estar: Tiago (Guarda-Redes e Capitão); Kalls, que deverá rumar a Jaca; E Joel Monteiro, que ainda não foi apresentado como opção para a próxima época.

web stats